A relação mensal dos melhores lançamentos tem o objetivo de dar perspectiva à quantidade de séries disponibilizadas todas as semanas e atualizar os espectadores sobre as produções que podem estar perdendo. Como ninguém consegue acompanhar a centena de temporadas novas de cada mês, a seleção destaca as 10 estreias que merecem mais atenção. A lista nem sempre premia os títulos mais populares, por isso pode servir também como indicações do que ver.
Assine Amazon Prime e os primeiros 30 dias são pagos pelo Terra
Novembro surpreendeu pela quantidade de séries nacionais de qualidade. Além de "Senna" e o fenômeno viral "Amor da Minha Vida", é possível listar ainda "Sutura" e a 3ª temporada de "Arcanjo Renegado", que acabaram ficando de fora do Top 10. De fato, alguns títulos favoritos da internet não conseguiram entrar na relação. Confira abaixo os detalhes e trailers de cada destaque do Top 10.
SENNA | NETFLIX
A minissérie sobre a vida do piloto Ayrton Senna (1960-1994) traz o ator Gabriel Leone ("Dom") em uma recriação de época que acompanha o ídolo brasileiro desde antes de correr nas pistas de Fórmula 1 até sua morte trágica há 30 anos. Além de detalhar a carreira automobilística de Ayrton Senna, com direito a cenas narradas eternizadas pela voz de Galvão Bueno, a produção também destaca seus relacionamentos, incluindo o primeiro casamento e a última namorada.
O elenco inclui a atriz Alice Wegman ("Rensga Hits!") no papel de Lilian, a primeira esposa do piloto, Camila Márdila ("Que Horas Ela Volta?") como a irmã Viviane, Pâmela Tomé ("Sol Nascente") como Xuxa Meneghel, Julia Foti ("Depois a Louca Sou Eu") como Adriane Galisteu, Gabriel Louchard ("Incompatível") como Galvão Bueno, Hugo Bonemer ("A Vida Secreta dos Casais") como Nelson Piquet, Susana Ribeiro ("O Mecanismo") como Neide Senna, Marco Ricca ("Hebe") como Miltão, a inglesa-brasileira Kaya Scodelario como a jornalista Laura Harrison, o inglês Patrick Kennedy ("O Gâmbito da Rainha") como o dirigente da escuderia McLaren Ron Dennis, o inglês Steven Mackintosh ("Anjos da Noite: A Evolução") como Frank Williams, dono da escuderia Williams, o holandês Johannes Heinrichs ("Milk & Honey") como o piloto Niki Lauda, o francês Matt Mella ("The Winter King") como o piloto Alain Prost e o também francês Arnaud Viard ("Golpe de Sorte em Paris") como o chefão da Formula 1 Jean-Marie Balestre, entre outros nomes.
Os seis episódios têm direção de Julia Rezende ("A Porta ao Lado") e Vicente Amorim ("Santo").
AMOR DA MINHA VIDA | DISNEY+
A nova série brasileira traz a atriz Bruna Marquezine ("Besouro Azul") na frente e atrás das câmeras. Na produção romântica passada em Brasília, Bruna vive Bia, uma jovem que tem uma relação forte com Victor, vivido por Sérgio Malheiros ("Família É Tudo"). Os dois são amigos inseparáveis e confidentes, que compartilham desilusões amorosas, enquanto atravessam uma jornada de amadurecimento. O elenco ainda conta com João Guilherme ("De Volta aos 15"), Fernanda Paes Leme ("Ricos de Amor"), Isabela Souza ("Bia"), Danilo Mesquita ("Além da Ilusão"), Malu Rodrigues ("Pantanal"), Sophia Abraão ("Amor à Vida"), Ana Hikari ("As Five"), Cissa Guimarães ("Salve Jorge") e outros.
O roteiro é de Matheus Souza ("Ana e Vitória") e a direção está a cargo do próprio Matheus, René Sampaio ("Eduardo e Mônica"), Tatiana Fragoso ("Impuros") e… Bruna Marquezine, que faz sua estreia na função.
INTERIOR CHINATOWN | DISNEY+
A comédia de ação acompanha Willis Wu, interpretado por Jimmy O. Yang ("Space Force"), um figurante em uma série policial que trabalha como garçom num restaurante de Chinatown, enquanto sonha com um papel de destaque em sua própria história. A oportunidade surge quando ele testemunha um crime e é alistado por uma femme fatale a desvelar segredos criminais e familiares no bairro. A trama entrelaça elementos de mistério e ação, destacando a atmosfera de Chinatown e o confronto com desafios inesperados, incluindo lutas de kung fu.
A série é baseada num romance homônimo e foi desenvolvida pelo autor do livro, Charles Yu, em parceria com o cineasta Taika Waititi ("Thor: Amor e Trovão"), que também assina a direção do primeiro episódio. O elenco ainda destaca Ronny Chieng ("Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis") como melhor amigo e colega de trabalho do protagonista e Chloe Bennet ("Agentes da S.H.I.E.L.D.") no papel da detetive sedutora que convence Willis a ser seu espião infiltrado no bairro.
UM ESPIÃO INFILTRADO | NETFLIX
A comédia estrelada por Ted Danson ("Curb Your Enthusiasm") se baseia no documentário indicado ao Oscar "Agente Duplo" (2020) e marca um reencontro entre o ator e o criador Mike Schur ("Brooklyn Nine-Nine", "Parks and Recreation"), após os dois trabalharem juntos em "The Good Place". Danson vive Charles, um professor aposentado em busca de renovação após a morte da esposa. Sua escolha por novo passatempo é virar um espião. O protagonista responde a um anúncio de uma detetive particular (Lilah Richcreek Estrada, de "Chicago Med"), que busca alguém disposto a se infiltrar em uma casa de idosos em São Francisco e investigar o roubo de uma joia de família.
Todos, desde os residentes até os funcionários, são suspeitos em potencial, e cabe a Charles resolver o caso sem cair no radar de Didi (Stephanie Beatriz, de "Brooklyn Nine-Nine"), a diretora vigilante do lar Pacific View. Manter um perfil discreto, no entanto, prova ser um desafio quando o simpático Charles conquista a amizade dos outros moradores, além de se reaproximar da filha Emily, vivida por Mary Elizabeth Ellis ("It's Always Sunny in Philadelphia").
SILO 2 | APPLE TV+
A sci-fi estrelada por Rebecca Ferguson ("Missão: Impossível - Acerto de Contas") é baseada na trilogia best-seller "Wool", do escritor Hugh Howey, e se passa em um futuro pós-apocalíptico. Na trama, os últimos 10 mil habitantes da Terra vivem em um silo subterrâneo com um quilômetro de profundidade, que os protege há mais de um século do mundo tóxico e mortal do lado de fora. Ninguém no silo preservou o conhecimento de quando ou por que o abrigo foi construído, nem quando poderão sair, já que se acredita que a superfície é inabitável.
A trama se concentra em Juliette Nichols (Ferguson), uma engenheira que inesperadamente se torna a nova xerife do silo. Em busca de respostas sobre o assassinato do namorado, ela mergulha numa investigação que revela uma grande conspiração e envolve várias mortes, incluindo do antigo xerife, da prefeita e até de sua própria mãe, para proteger o grande segredo por trás do silo. Mas chegar perto da verdade tem um custo, que culmina na expulsão da protagonista para a superfície, onde todos morrem em poucos minutos.
A 2ª temporada continua a história neste ponto, com a xerife avançando pela primeira vez na superfície do planeta, após uma vida inteira no subsolo. Ela logo constata que o apocalipse de fato é real, mas consegue encontrar outro silo para se abrigar antes do fim de seu oxigênio. A descoberta, porém, aumenta seu questionamento, pois cresceu acreditando que só havia um único silo.
"Silo" ainda destaca Tim Robbins ("O Preço da Verdade") e o rapper Common ("O Ódio que Você Semeia") em seu elenco. O criador e showrunner Graham Yost ("Justified") e o cineasta norueguês Morten Tyldum ("Passageiros") continuam à frente da produção, com Tyldum retornando para dirigir os primeiros três episódios do novo ano.
O DIA DO CHACAL | DISNEY+
A nova adaptação do livro de Frederick Forsyth, que já rendeu um filme clássico em 1973, destaca o ator Eddie Redmayne ("Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore") como o assassino profissional conhecido como Chacal. Enquanto a obra original de espionagem contava a história de um assassino contratado para matar o presidente da França Charles de Gaulle, a nova produção se passa nos dias de hoje, buscando se aprofundar mais na figura do "anti-herói". Na trama, ele forja uma tentativa de assassinato fracassada para eliminar o verdadeiro alvo, um político alemão, mas seu plano deixa rastros que são seguidos por uma agente britânica, vivida por Lashana Lynch ("007: Sem Tempo para Morrer"), dando início a uma perseguição tensa. Ao mesmo tempo, o Chacal faz sua própria investigação sobre seus contratantes, após não receber o prometido, e aceita uma missão ainda mais perigosa.
A minissérie foi criada por Ronan Bennett ("Top Boy"), a direção dos episódios é de Brian Kirk ("Crime sem Saída") e o elenco também inclui a espanhola Úrsula Corberó ("La Casa de Papel").
COBRA KAI 5 - PARTE 2 | NETFLIX
Alimentada pela nostalgia da década de 1980, "Cobra Kai" foi criada por Josh Heald, Jon Hurwitz e Hayden Schlossberg (os dois últimos de "American Pie: o Reencontro") e segue os personagens clássicos de "Karatê Kid", mais de 30 anos após os eventos da franquia original. Como bônus, a série ainda revelou Xolo Maridueña, que virou super-herói da DC em "Besouro Azul". Os episódios mostram sua volta ao Myagi-Do para o final da série, junto com a estreia de Lewis Tan ("Mortal Kombat) como sensei de um time rival.
O miolo da temporada final se passa num torneio mundial de karatê em Barcelona, na Espanha, onde os alunos do Myagi-Do, dojo dos ex-rivais Johnny Lawrence (William Zabka) e Daniel LaRusso (Ralph Macchio), enfrentam e perdem diversas lutas. Para piorar, Tori (Peyton List) trocou de lado e integra o time do Cobra Kai. Com tudo dando errado, Johnny Lawrence apela para um discurso motivador para os alunos, depois que destaques como Hawk (Jacob Bertrand), Devon (Oona O'Brien) e Demetri (Gianni DeCenzo) levam uma surra durante a competição inicial do torneio.
A 6ª e última temporada começou a ser exibida em julho, mas a parte final é prevista apenas para 2025.
YELLOWSTONE 5 - PARTE 2 | PARAMOUNT+
Os últimos episódios de uma das atrações mais vistas da TV paga americana chegam ao streaming revelando de imediato o destino de John Dutton, personagem de Kevin Costner. Envolvido com sua saga western "Horizon", Costner pediu menos dias de gravações, mas não houve acordo, o que fez com que ele abandonasse a produção. Para explicar sua ausência, os produtores decidiram não fazer mistério, mostrando a morte do patriarca da família Dutton no primeiro capítulo como um flashforward. Em seguida, a narrativa recomeça do ponto em que foi interrompida na Parte 1, criando a expectativa pela explicação, ao longo da temporada, do que levou à morte do protagonista.
Embora a investigação inicialmente sugira que ele morreu por suicídio, a família acaba arrastada para uma investigação de homicídio, que coloca Jamie (Wes Bentley) contra os irmãos Beth (Kelly Reilly) e Kayce (Luke Grimes), além do capataz da fazenda, Rip (Cole Hauser). Mas o mistério não dura muito, transformando o "quem matou?" num suspense sobre impunidade e vingança.
Primeira atração semanal estrelada por Kevin Costner, "Yellowstone" também foi a primeira produção televisiva criada pelo cineasta Taylor Sheridan, que foi indicado ao Oscar 2017 pelo roteiro de "A Qualquer Custo" (2016) e estreou como diretor com "Terra Selvagem" (2017), vencendo um prêmio no Festival de Cannes. Desde o lançamento da série em 2018, ele criou um universo derivado com dois spin-offs de "Yellowstone" e um terceiro a caminho, além de ter desenvolvido outras séries de sucesso - "Tulsa King", com Sylvester Stallone, "Mayor of Kingstown", com Jeremy Renner, e "Operação Lioness", com Zoe Saldana e Nicole Kidman.
Sheridan assina os roteiros, a produção e a direção de alguns episódios de "Yellowstone", que aborda o mesmo universo de seus filmes premiados: o interior rural dos Estados Unidos, onde os homens ainda usam chapéus de cowboy, andam a cavalo (e helicóptero) e são rápidos no gatilho. Por sinal, o ator indígena Gil Birmingham, que trabalhou nos dois filmes citados de Sheridan, também está no elenco.
ARCANE 2 | NETFLIX
A animação premiada que se passa no universo do game "League of Legends" (LoL) se encaminha para o final com o confronto épico entre suas protagonistas, duas personagens favoritas dos jogadores: as irmãs Vi e Jinx, icônicas campeãs da Liga, que cresceram com uma enorme rivalidade por conta de visões diferentes de mundo. A produção caprichada, com muitas lutas e cenas de ação, teve sua animação digital desenvolvida pelo estúdio Fortiche, de Paris, e destaca em sua dublagem em inglês as vozes de Hailee Steinfeld ("Gavião Arqueiro") e Ella Purnell ("Fallout") como Vi e Jinx - além de Katie Leung (da franquia "Harry Potter"), Harry Lloyd ("Counterpart"), Kevin Alejandro ("Lucifer"), Toks Olagundoye ("The Rookie"), Jason Spisak (dublador da "Justiça Jovem") e J.B. Blanc ("Better Call Saul").
Primeira incursão da Riot Games no mundo das séries, a adaptação foi desenvolvida por showrunners ligados ao universo "LoL", Christian Linke (diretor criativo da Riot) e Alex Yee (designer do jogo), que atualmente estão desenvolvendo novas animações derivadas do game para continuar a expansão desse mundo. Os episódios que encerram a trama de "Arcane" foram divididos em três partes, que estenderão a trama por três semanas.
É ERRADO TENTAR PEGAR GAROTAS EM UMA MASMORRA? 4 | NETFLIX
Para quem não conhece a série cult, também conhecida pelo título original japonês "DanMachi", a adaptação das light novels de Fujino Ōmori se passa em um universo de fantasia onde os deuses antigos convivem com humanos, formando "famílias" de protegidos que trabalham como aventureiros para explorar uma misteriosa masmorra gigante cheia de monstros, em busca de tesouros e de habilidades especiais - ambos adquiridos com a morte das criaturas. O avanço pela masmorra se dá como num videogame, ficando cada vez mais perigoso conforme os aventureiros descem os andares, que são todos guardados por um poderoso Boss final.
A trama gira em torno de Bell Cranel, um jovem aventureiro novato que faz parte da pequena Família Hestia, uma confraria formada inicialmente apenas por ele e a deusa Hestia - uma das deusas menos influentes de Orário. Bell sonha em se tornar um herói após quase morrer em sua primeira incursão num dos níveis iniciais da masmorra. Ele se torna obcecado por ficar mais forte ao ser salvo pela heroína Aiz Wallenstein, uma poderosa espadachim que desperta nele grande admiração e paixão. Mas ela mal o nota, até que, no decorrer das temporadas, ele surpreende os deuses por subir de nível de forma rápida. Bell desenvolve características raras, criadas pelo seu desejo profundo de virar um herói - como o poder "Argonauta", que lhe permite realizar um golpe excepcionalmente poderoso quando tudo parece perdido, e "Realis Phrase", responsável por seu desenvolvimento acelerado de habilidades.
No começo da 4ª temporada, Bell já tem seu status de herói consolidado, após salvar a cidade de um ataque de monstros dos subterrâneos. Todas as famílias o admiram e alguns deuses até o cobiçam. Graças a seu prestígio, a família Hestia cresceu para cinco membros, o que leva a guilda dos aventureiros a encomendar uma jornada do grupo para o 27º andar, onde Bell ainda não conseguiu chegar. Como o nível de dificuldade é muito maior, eles recebem apoio de aventureiros de outras famílias - alguns deles, ex-rivais que se tornaram admiradores. A missão, porém, é uma desculpa para colocar Bell na busca de sua amiga Ryuu Lion, uma elfa misteriosa, que esconde suas verdadeiras habilidades ao trabalhar como garçonete no pub The Benevolent Mistress. Desaparecida no trabalho, ela reaparece como suspeita de assassinato na Rivira, um local seguro do 18º andar da masmorra.
Os episódios revelam finalmente a história de Ryuu, última sobrevivente da Família Astrea, chacinada numa armadilha na masmorra. Em busca de vingança contra o assassino, ela acaba tendo que enfrentar o Juggernaut, o mesmo monstro que trucidou as melhores guerreiras de sua confraria, convocado novamente pelo assassino. Incontrolável, a criatura mata quase todos os exploradores do andar e fere mortalmente Bell, que cai com Ryuu num buraco profundo até o 37% andar, um dos mais difíceis de sobreviver, sendo seguidos pelo terrível Juggernaut. As cenas com o monstro estão entre as mais violentas da produção - especialmente nos flashbacks da família Astrea - , mas a luta pela sobrevivência de Bell e Ryuu também gera um inesperado clima de romance em meio ao sangue e aos ataques constantes dos monstros. Trata-se de uma das melhores temporadas da série, que já está exibindo sua 5ª temporada no Japão.