Final da série "Yellowstone" quebra recordes de audiência

Episódio de encerramento foi o mais assistido da série, com 13,1 milhões de espectadores em três dias

23 dez 2024 - 20h25
(atualizado às 20h52)
Foto: Divulgação/Paramount / Pipoca Moderna

Recorde de audiência

O episódio final da 5ª temporada de "Yellowstone", transmitido no último domingo (17/12) pelo Paramount Network e CMT na TV norte-americana, tornou-se o mais assistido da história da série, alcançando 13,1 milhões de espectadores na métrica Live+3 (audiência em três dias) nos Estados Unidos. Segundo dados fornecidos pela VideoAmp, o episódio atraiu 11,4 milhões de espectadores apenas na noite da transmissão inicial.

Publicidade

A Paramount Global destacou que a audiência do final da 5ª temporada superou em 4% a do encerramento da primeira parte da temporada, que havia reunido 10,3 milhões de espectadores na métrica Live+Same Day (audiência no mesmo dia).

Temporada histórica

A segunda parte da 5ª temporada também foi a mais assistida de "Yellowstone", com média de 13,6 milhões de espectadores por episódio. Esse número representa um aumento de 3% em relação à primeira parte, que havia registrado 13,2 milhões em média.

Além dos números expressivos de audiência, a Paramount revelou que esta foi a temporada mais comentada da série nas redes sociais, com aumento de 103% em visualizações e 68% no engajamento em comparação com temporadas anteriores.

Publicidade

O velho e infalível "Quem matou?"

O público sintonizou em massa para descobrir o destino de John Dutton, personagem de Kevin Costner. Envolvido com sua saga western "Horizon", Costner pediu menos dias de gravações, mas não houve acordo, o que fez com que ele abandonasse a produção. Para explicar sua ausência, os produtores decidiram não fazer mistério, mostrando a morte do patriarca da família Dutton no primeiro capítulo da Parte 2 como um flashforward. Em seguida, a narrativa recomeçou do ponto em que foi interrompida na Parte 1, criando a expectativa pela explicação, ao longo da temporada, do que levou à morte do protagonista.

Embora a investigação inicialmente sugira que ele morreu por suicídio, a família acaba arrastada para uma investigação de homicídio, que coloca Jamie (Wes Bentley) contra os irmãos Beth (Kelly Reilly) e Kayce (Luke Grimes), além do capataz da fazenda, Rip (Cole Hauser). Mas o mistério não dura muito, transformando o "quem matou?" num suspense sobre impunidade e vingança, e com outras mortes chocantes no enredo.

Um novo universo televisivo

Primeira atração semanal estrelada por Kevin Costner, "Yellowstone" também foi a primeira produção televisiva criada pelo cineasta Taylor Sheridan, que foi indicado ao Oscar 2017 pelo roteiro de "A Qualquer Custo" (2016) e estreou como diretor com "Terra Selvagem" (2017), vencendo um prêmio no Festival de Cannes. Desde o lançamento da série em 2018, ele criou um universo derivado com dois spin-offs de "Yellowstone" e um terceiro a caminho, além de ter desenvolvido outras séries de sucesso - "Tulsa King", com Sylvester Stallone, "Mayor of Kingstown", com Jeremy Renner, e "Operação Lioness", com Zoe Saldana e Nicole Kidman.

Sheridan assina os roteiros, a produção e a direção de alguns episódios de "Yellowstone", que aborda o mesmo universo de seus filmes premiados: o interior rural dos Estados Unidos, onde os homens ainda usam chapéus de cowboy, andam a cavalo (e helicóptero) e são rápidos no gatilho. Por sinal, o ator indígena Gil Birmingham, que trabalhou nos dois filmes citados de Sheridan, também está no elenco.

Publicidade

Pipoca Moderna
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se