A Síndrome de Munchausen por Procuração inspirou diversas produções, sendo a mais notória o caso de Gypsy Rose Blanchard e Dee Dee, que arquitetou o assassinato de sua mãe em 2015 e foi libertada da prisão recentemente.
A Síndrome de Munchausen por Procuração é uma condição de saúde que inspirou diversas produções ficcionais ao longo dos últimos anos e o caso real de Gypsy Rose Blanchard e sua mãe, Dee Dee, é o que ganhou mais notoriedade. Agora, a história da jovem – recentemente interpretada por Joey King na série 'The Act' – acaba de ganhar novo desfecho: Gypsy foi libertada da prisão.
Em 2015, Gypsy e o namorado planejaram a morte de Dee Dee que, durante toda a vida da filha, a manteve isolada sob pretexto de cuidar de sua saúde. A mãe afirmava que a jovem sofria de diversas doenças e a submetia a tratamentos invasivos, mas tudo não passava de invenção.
Dee Dee sofria da Síndrome de Munchausen por Procuração e não só inventava, como provocava sintomas de doenças na filha. Antes de a verdade vir à tona, mãe e filha se tornaram celebridades locais e a suposta saúde frágil da menina atraiu a simpatia pública (e muito dinheiro!).
"Ela não merecia isso. Era uma mulher doente e, infelizmente, eu não tinha informação o suficiente para ver isso. Ela merecia estar onde estou, na prisão, pagando por seu crime", afirmou Gypsy em entrevista à revista People. Após anos de abuso físico e emocional, Gypsy arquitetou o assassinato da mãe junto com o namorado, que esfaqueou Dee Dee e hoje cumpre prisão perpétua.
"N…