A atriz Shannen Doherty, estrela das séries "Barrados no Baile" (Beverly Hills 90210) e "Charmed", morreu aos 53 anos no sábado (13/7). Ela tratava há anos um câncer em estado avançado. "É com o coração pesado que confirmo o falecimento da atriz Shannen Doherty. No sábado, ela perdeu a batalha contra o câncer depois de muitos anos lutando contra a doença", confirmou Leslie Sloane, assessora da artista neste domingo (14/5).
Começo da carreira
Shannen Doherty começou a atuar ainda criança e apareceu em várias séries, antes de ganhar um papel na 9ª temporada de "Os Pioneiros", aos 11 anos. Ela viveu Jenny Wilder, uma criança órfã que enfrenta enormes dificuldades nas duas últimas temporadas da atração, exibidas de 1982 a 1983, e também retomou a personagem em três telefilmes da franquia.
Ela ainda integrou o elenco do drama familiar "Our House" (1986-1988) antes de ganhar seu primeiro papel importante no cinema aos 17 anos, como a Heather principal de "Atração Mortal" (Heathers), comédia adolescente cultuadíssima de 1988, na qual antagonizou com Winona Ryder e Christian Slater.
Barrada no próprio baile
A fama internacional veio com tudo dois anos depois, quando estrelou, aos 19 anos, a série "Barrados no Baile", sucesso dos anos 1990. Shannen vivia a jovem Brenda, que se mudava em 1990 com a família e o irmão gêmeo (vivido por Jason Priestley) para Beverly Hills, vivenciando um choque cultural e social ao conviver com uma vizinhança de ricos e famosos em Los Angeles.
Entretanto, após quatro temporadas, Doherty foi demitida devido a conflitos com o elenco e a produção. Ela tinha fama de difícil e chegou a brigar fisicamente no set com Jennie Garth, que interpretava Kelly Taylor. Apesar disso, seu colega Luke Perry (que morreu em 2019), intérprete de Dylan, sempre dizia que Shannen era uma das grandes responsáveis pelo sucesso da série.
Besteirol e "Charmed"
Contornando sua tumultuada demissão, Shannen estrelou no ano seguinte a comédia "Barrados no Shopping" (1995), ao lado de Ben Affleck e Jason Lee. O filme também virou cult e iniciou uma parceria com o diretor Kevin Smith, que se repetiu em "O Império do Besteirol Contra-Ataca" (2001) - lançado, por coincidência, novamente após ela ser demitida de outra série.
Shannen retornou à televisão em 1998, em nova série do mesmo produtor de "Barrados no Baile", Aaron Spelling, como Prue Halliwell, a mais velha de três irmãs bruxas. Em "Charmed: Jovens Bruxas", ela atuou ao lado de Holly Marie Combs (Piper) e Alyssa Milano (Phoebe), outra ex-estrela mirim. Mas voltou a se envolver em conflitos no set, desta vez com Alyssa, repetindo a trajetória da produção anterior. Ela deixou o programa após a 3ª temporada, com a morte de sua personagem por um demônio. Na temporada seguinte, as irmãs Halliwell descobriram que tinham uma irmã perdida, Paige, vivida por Rose McGowan.
Últimos papéis durante luta contra o câncer
Em 2015, aos 44 anos, a atriz foi diagnosticada com câncer de mama. Após tratamento e várias cirurgias, ela anunciou em abril de 2017 que estava em remissão. Entretanto, o câncer voltou ainda mais forte em seguida.
Escondendo a gravidade de sua condição, Shannen decidiu participar de "Heathers", série baseada no filme "Atração Mortal", e de "BH90210", atração que reuniu o elenco original de "Barrados no Baile". Este último programa trouxe os atores interpretando versões fictícias de si mesmos enquanto tentavam criar um reboot da série original. Na ocasião, ela disse ter aceitado o convite como uma oportunidade de homenagear o ex-colega Luke Perry, que havia falecido recentemente. Shannen também participou do episódio de "Riverdale" que marcou a despedida de Perry, intérprete do pai do protagonista daquela série.
Enquanto gravava o telefilme "Coisas Para Fazer Antes de Morrer", sobre uma mulher condenada pelo câncer, ela revelou, em uma entrevista emocionada ao programa televisivo "Good Morning America" que seu câncer havia retornado, agora em estágio 4. Em junho de 2023, a atriz anunciou que a doença havia se espalhado para o cérebro, mas ela continuou trabalhando. Seu último lançamento saiu em maio passado, o thriller "Colateral", estrelado por Jean-Claude Van Damme.
"Eu definitivamente tenho dias em que digo, 'Por que eu?' E então eu penso, 'Bem, por que não eu? Quem mais? Quem mais além de mim merece isso?' Nenhum de nós merece", disse Doherty em uma de suas últimas entrevistas. "Um dos motivos, junto com Luke, de eu ter feito 'BH90210' e não ter contado a ninguém [que o câncer havia voltado] foi porque pensei que as pessoas com estágio 4 também podem trabalhar. Nossa vida não termina no momento em que recebemos esse diagnóstico. Ainda temos algumas coisas para viver."