A empresária Opha Winfrey está produzindo um novo documentário sobre Sidney Poitier, primeiro ator negro a vencer o Oscar, que faleceu na sexta-feira (7/1) aos 94 anos.
Desenvolvido para a Apple TV+, o documentário terá direção do cineasta Reginald Hudlin ('Marshall: Igualdade e Justiça').
Segundo apurou o site da revista The Hollywood Reporter, o documentário já estava sendo realizado em segredo há mais de um ano, com participação do ator e de sua família.
Celebrado como um dos maiores atores de todos os tempos e o mais importante ator negro da história de Hollywood, Poitier estrelou inúmeros clássicos, quase sempre denunciando o racismo, o que o tornou símbolo da luta pela igualdade racial nos EUA. Ele venceu o Oscar por seu trabalho menos "polêmico", 'Uma Voz nas Sombras' (1963), mas é mais lembrado por um trio de produções icônicas de 1967: 'Adivinhe Quem vem para Jantar', 'Ao Mestre, com Carinho' e 'No Calor da Noite'.
Hudlin também está desenvolvendo outros dois filmes sobre a Hollywood negra para a AppleTV+: 'Number One on the Call Sheet', um sobre os protagonistas negros do cinema americano, que ele próprio dirigirá, e outro ainda sem título sobre as protagonistas negras, a ser dirigido por Shola Lynch ('Libertem Angela Davis').