Depois de um bom tempo sem grandes novidades sobre o que levou Star Wars ao que é hoje, o cinema, a franquia da Lucasfilm ganhou uma onda de novidades que incluem filmes, séries, entre outras atrações que despertaram a Força de todos os fãs ansiosos por mais.
Após o criticado episódio IX, A Ascensão Skywalker, a Disney focou nas produções seriadas de uma das franquias mais importantes de Hollywood. O retorno de The Mandalorian e a estreia de Andor, O Livro de Boba Fett e Obi-Wan Kenobi deixaram esse universo vivo - sempre preenchendo lacunas entre os principais capítulos da saga principal. Agora, novos projetos entrarão nessa linha do tempo.
Durante a Star Wars Celebration 2023, realizada em Londres na última sexta-feira (7), a produtora Kathleen Kennedy confirmou a chegada de três novas películas com o selo Star Wars. Apesar de estarem com títulos provisórios, já sabe-se que cada projeto se passará em um momento diferente da saga geral.
O primeiro filme será o único a apresentar o futuro, já que trará a Rey de Daisy Ridley 15 anos após A Ascensão Skywalker. Nele, o público acompanhará a heroína construindo uma nova Ordem Jedi. "Meu coração está batendo forte", disse a atriz na ocasião. A direção é de Sharmeen Obaid-Chinoy, conhecida por Ms. Marvel e Sitara: Sonhando Com as Estrelas.
Em Dawn of the Jedi, o diretor James Mangold (Logan) vai apresentar a história do primeiro Jedi, em uma aventura que se passa milhares de anos antes do momento mais popular da franquia.
Já em The Old Republic, Dave Filoni vai reverberar acontecimentos de The Mandalorian e, provavelmente, Ahsoka. No entanto, dessa vez a trama será vista nas telonas em um "evento cinematográfico" que parte de uma "guerra crescente entre o remanescente do Império e a Nova República."
Por enquanto não há uma data específica para estes títulos, mas a esperança é que o primeiro filme desta nova leva chegue aos cinemas no final de 2025.
Ahsoka e demais séries
Estrelada por Rosario Dawson, a próxima série de Star Wars ganhou diversas atualizações. O primeiro trailer de Ahsoka apresenta, enfim, a jornada da personagem-título e traz de volta a dinâmica Jedi vs Sith de um jeito charmoso e totalmente hipnotizante.
O painel durante a conferência também deixou claro que o projeto funciona praticamente como uma continuação live-action de Star Wars: Rebels, com direito a diversos personagens da animação vistos pela primeira vez em carne e osso.
Ambientada após a queda do Império, Ahsoka acompanha a antiga cavaleira Jedi Ahsoka Tano em sua investigação de uma ameaça emergente à vulnerável galáxia. Dawson subiu ao palco e revelou o primeiro pôster da série, recebendo, em seguida, suas coprotagonistas Natasha Liu Bordizzo, que interpreta Sabine Wren, e Mary Elizabeth Winstead, revelada como a intérprete de Hera Syndulla. A estreia acontece em agosto deste ano.
Foram apresentadas também as primeiras prévias da série Skeleton Crew. Protagonizada por Jude Law, a trama segue a jornada de quatro crianças que fazem uma descoberta misteriosa em seu aparentemente seguro planeta natal, mas que em seguida se perdem em uma estranha e perigosa galáxia. Encontrar o caminho de volta para casa - encontrando aliados e inimigos inesperados - será uma aventura maior do que eles jamais imaginaram. O lançamento acontece ainda em 2023 no Disney+.
The Acolyte é outra produção seriada dentro do universo criado por George Lucas. O projeto transportará o público para uma Galáxia de segredos sombrios e poderes emergentes do Lado Negro durante os últimos dias da era da Alta República. Uma ex-Padawan se reúne com seu Mestre Jedi para investigar uma série de crimes, mas as forças que enfrentam são mais sinistras do que jamais poderiam imaginar.
Por fim, vale destacar que a segunda e última temporada de Andor deve estrear no streaming no ano que vem.