Há quem diga que o Festival de Cannes perdeu sua relevância por apresentar filmes "cult" que não têm apelo ao público da era do streaming. Mas nem é bem assim: as plataformas de streaming estão com os olhos (e os cofres) bem abertos para os concorrentes ao Palma de Ouro. A Netflix firmou o maior acordo, até então, da 76ª edição da mostra, adquirindo os direitos de distribuição para May December.
O drama estrelado por Julianne Moore, Natalie Portman e Charles Melton estreou no último sábado (20) sob aplausos de seis minutos e demonstrações positivas da crítica. Diante de uma série de indicadores para boas chances de troféus na próxima temporada de premiações, a gigante do streaming não mediu esforços para garantir o título para o seu catálogo.
Após um tradicional leilão composto por diversos clientes do dossiê do streaming, a Netflix bateu o martelo sobre a compra do filme no valor de 11 milhões de dólares.
O lance inicial para a concessão dos direitos da produção dirigida por Todd Haynes foi aberto em 6 milhões de dólares pelas empresas responsáveis pela proposta. O certificado adquirido pelo vencedor da disputa comercial garante a transmissão em território norte-americano. Um acordo para distribuição internacional ainda não foi confirmado pela plataforma nem pela produtora.
Netflix na corrida pelo Oscar
Após ganhar seis categorias e receber dezesseis indicações com títulos de seu catálogo no Oscar 2023, a Netflix pretende repetir o feito na próxima edição do maior prêmio do cinema. A plataforma já está se preparando para inscrever May December no ciclo 2024 de premiações.
O diretor do longa, Todd Haynes, disse em entrevista ao Deadline que vê a aquisição de seu filme pela plataforma como um voto de confiança. "A notícia de um acordo com a Netflix é extraordinária! É um voto de confiança do entusiasmo deles com o filme. Isso faz com que fiquemos confiantes com o que acabamos de mostrar aqui em Cannes", celebrou.
Qual é a história de May December?
May December é um romance dramático sobre o casamento de Grace (Julianne Moore) e seu esposo, que é muito mais novo que ela. O relacionamento dos dois começou quando Joe (Charles Melton) ainda tinha 13 anos, causando um escândalo nos jornais. Anos depois, a vida do controverso casal é balançada com a chegada de Elizabeth (Natalie Portman), uma atriz que se hospeda na casa deles para estudar para interpretar uma personagem inspirada na história de Grace. No Brasil, o filme será distribuído pela Diamond Films.
"É rídiculo!": The Weeknd rebate acusações de sadismo em The Idol e problemas nos bastidores