Chaves é um seriados mais queridos pelos brasileiros, um fenômeno desde que começou a ser transmitido pelo SBT nos anos 80. Diversos personagens conquistaram o coração dos fãs e um dos que marcava presença e rendia boas risadas era Jaiminho, o carteiro, com seus bordões "é que eu quero evitar a fadiga" e "eu sou tangamandapiano".
Quando aparecia nos episódios de Chaves, Jaiminho, interpretado por Raúl "Chato" Padilla, costumava mencionar que era de Tangamandápio. Mas o lugar realmente existe?
Tangamandápio existe de verdade?
Sim, Tangamandápio existe! A cidade não foi criada para Chaves, ela existe de verdade! É uma pequena cidade no noroeste do estado de Michoacán, no México, com mais de 10 mil habitantes.
Em 25 de julho de 2012, foi inaugurada uma estátua de Jaiminho no centro da cidade, como uma homenagem ao personagem de Chaves e à fama que ele trouxe para a localidade.
"Em memória de Jaiminho, o carteiro, a quem o povo de Tangamandápio presta homenagem por ter feito nossa cidade ser conhecida em nível internacional".
Infelizmente, Raúl "Chato" Padilla não teve a oportunidade de ver essa homenagem em vida. Ele morreu em 1994. Veja como é a estátua de Jaiminho em Tangamandápio:
Em 2012, a cidade de Tangamandápio inaugurou uma estátua do Jaiminho, como forma de homenagem a projeção internacional que o personagem deu àquele lugar. pic.twitter.com/puQrGTxAAy
— Fórum Chaves (@ForumChaves) June 17, 2018
Chaves: Irmão de Roberto Bolaños é ator na série, mas nem todos percebem a semelhança