Muitas vezes, há discussões comparando a música de antigamente com a de hoje. Alguns debates são um pouco sem substância, pois é inevitável preferir a música da adolescência (há razões psicológicas por trás disso), e também porque o que realmente muda na música, como arte que é, é melhor apreciado em retrospecto.
Assine Amazon Prime e os primeiros 30 dias são pagos pelo Terra
É por isso que é tão interessante assistir a documentários como 1971: The Year Music Changed Everything (1971: O Ano em que a Música Mudou o Mundo) que exploram um ano importante não em termos de grandes discos, mas daqueles que mudaram o curso e afetaram a cultura da época de forma significativa. Na Apple TV+, você pode assistir a esses fascinantes 8 episódios sobre esse momento histórico.
Por meio de imagens de arquivo e entrevistas com várias pessoas, a série mostra como os ícones musicais da época influenciaram as mudanças que estavam ocorrendo na história. Aretha Flankin, Bob Marley, Marvin Gaye, Rolling Stones ou The Who são apenas alguns dos artistas abordados no documentário.
Um dos especialistas em documentários, Asif Kapadia, mergulha de cabeça na exploração de um dos principais momentos da cultura pop, quando o otimismo dos anos sessenta é substituído pela crescente paranoia dos anos setenta. Quando os Beatles acabaram e surgiram os grandes artistas da música negra. Quando muitos músicos entram em ação para comentar algumas injustiças globais.
Para ver online hoje: A infame sequência de um clássico absoluto cuja parte 6 está em produção
Para assistir online hoje: Um dos melhores filmes de ficção científica dos últimos 20 anos