No ar por nove temporadas, a versão americana de "The Office" é sinônimo de sucesso. Sua versão original, britânica, durou apenas duas temporadas, estrelada por Ricky Gervais e Martin Freeman. Distante de ser o fenômeno que se tornou com Steve Carrell, John Krasinski e Rainn Wilson, a atração já ganhou outras adaptações mundo afora. A mais recente é a versão australiana, no ar no Prime Video.
Mas você sabia que o Brasil também tem uma série de escritório para chamar de sua?
Não se trata de uma adaptação direta, como os exemplos citados anteriormente, mas uma atração de sucesso da Globo que lembra bastante a premissa da comédia internacional. Afinal, também conta a rotina dos funcionários de um certo departamento, confinados a um escritório em que todos têm muito tempo livre.
A série em questão, é claro, é "Os Aspones"! Estrelada por Selton Mello, Andréa Beltrão, Pedro Paulo Rangel, Marisa Orth e Drica Moraes, a comédia acompanhou um grupo de funcionários de uma repartição pública em que não há nada a fazer.
Na trama, os funcionários do FMDO (Fichário Ministerial de Documentos Obrigatórios) têm sua rotina transformada com a chegada do novo chefe, Tales (Mello), que decide transformar o Fundo Ministerial de Documentos Obrigatórios em um escritório com outro objetivo: Falar Mal Dos Outros. Assim, os funcionários passam a perseguir brasileiros que cometeram pequenas faltas, como jogar chiclete na rua, pessoas consideradas egoístas, presunçosas, caras de pau e ex-amantes dos servidores, que também são punidas pelos burocratas.
Com direção de José Alvarenga Jr., a série foi criada por Alexandre Machado e Fernanda Young e, apesar de fazer sucesso até hoje, contou apenas com 7 episódios. Os episódios estão disponíveis na íntegra no Globoplay.