Sucesso quando foi exibido no início deste ano no Festival de Berlim, o longa "Um Homem Diferente" chega aos cinemas no Brasil esta semana. Estrelado por Sebastian Stan e Adam Pearson, o longa que rendeu ao astro da Marvel o Urso de Prata de melhor atuação, é uma história totalmente fictícia, mas inspirada no próprio Pearson.
O longa-metragem dirigido por Aaron Schimberg narra a história de Edward Lemuel (Stan), um ator com neurofibromatose introvertido e paradão, que passa por um tratamento experimental e tem os tumores de seu rosto completamente removidos. É então que ele conhece Oswald (Pearson), que tem a mesma condição, mas, diferentemente, é um bon vivant animado, confortável em sua própria pele e bastante sedutor.
Gradualmente, essa personalidade alegre de Oswald começa a incomodar Edward e fazer dele um cara ressentido, justamente quando ele achava que sua vida estaria totalmente resolvida após a cirurgia. A situação se complica ainda mais quando passa a envolver sua namorada, Ingrid (Renate Reinsve) e a peça que ela escreveu sobre um homem com o rosto desfigurado.
Antes de ter a ideia do filme, Schimberg trabalhou com Pearson em "Chained for Life" (2018). No filme, uma atriz tem dificuldades para se conectar com o colega no set de filmagens de um longa independente, interpretado por Adam. Depois dessa parceria, o realizador queria desenvolver um projeto que refletisse a personalidade do ator de forma verdadeira.
Quem é Adam Pearson?
Adam é um ator britânico de 39 anos que tem neurofibromatose tipo 1, uma doença genética que afeta pele, olhos, ossos e o sistema nervoso. Eu seu caso, a condição gera a produção de diversos tumores, todos benignos, em seu rosto (em seu irmão gêmeo, o mesmo quadro gera perda de memória recente).
Diagnosticado aos 5 anos, ele já passou por 39 cirurgias faciais e está acostumado com os olhares estranhos de desconhecidos nas ruas. Seu primeiro papel nos cinemas foi em "Sob a Pele" (2013), sci-fi dirigido por Jonathan Glazer ("Zona de Interesse") e estrelado por Scarlett Johansson.
Em entrevista concedida à revista Vulture, Aaron contou como desenvolveu a ideia para o seu novo filme.
"Acho que o público simplesmente concluiu que Adam estava interpretando a si em 'Chained for Life'. [O personagem] era um cara um pouco nervoso e tímido, e as pessoas achavam que ele também era assim. Mas o personagem era mesmo inspirado em mim."
"O Homem Diferente" já está em cartaz nos cinemas brasileiros; verifique a programação local.