Há um único estande com produtos à venda na D23 Brasil além da loja principal. É uma loja pequena, no formato do clássico bote da primeira versão do Mickey Mouse, com blusas, bolsas e alguns bonecos.
Quem passar direto pode não prestar atenção, mas trata-se de um local que destoa das demais atrações na feira. Afinal, é a onde está a ONG Orientavida, única do mundo licenciada pela Disney e que faz um trabalho social com mulheres em situação de vulnerabilidade.
Com 25 anos, a ONG de Potim, interior de SP, atua combatendo a desigualdade através da capacitação de mulheres. “Trabalhamos com parte de corte, costura, acabamento e bordado”, conta ao Terra a gerente Thayná Brasil. “Então nós temos dentro da nossa planta vários cursos voltados para essas áreas para que elas consigam se capacitar e, a partir dessa capacitação, começam a gerar renda para elas.”
Segundo Thayná, as mulheres auxiliadas pela ONG recebem uma bolsa para que não deixem de estudar. “A gente tem que garantir o mínimo para elas nesse estágio”, diz. “Feitos esses primeiros cursos, elas são inseridas no nosso projeto de geração de renda, que é uma capacitação contínua e distribuição de kits. O que é o kit? Vamos pensar que você vai fazer essa mochila. Para fazer essa mochila, você precisa de linha, de tecido, de viés. A gente disponibiliza todos esses materiais e elas passam a fazer essa produção. Depois, elas são remuneradas em cima dessa produção.”
Disney é parceira há 15 anos
A Walt Disney Company é parceira da Orientavida há 15 anos, que hoje tem mais de 350 mulheres vinculadas e já capacitou mais de 2.900 mulheres ao longo dos anos.
“Esse ano a gente completa 15 anos [de parceria], por isso que a gente está aqui na D23. Nós desenvolvemos essa coleção em comemoração a esses 15 anos, mostramos pra Disney, e eles falaram: ‘Vocês têm que estar lá conosco, é a primeira D23 no Brasil’. E eles disponibilizaram esse espaço pra nós. Então, foi incrível pra gente estar aqui. A Disney é um selo de qualidade que a gente tem. Somos a única ONG do mundo licenciada pela Disney, não tem nenhuma outra. Então isso dá pra gente uma credibilidade e um alcance muito bacana.”
Entre os produtos à venda, há bonecos do Mickey, bolsas temáticas, carteiras, casacos e camisetas com personagens clássicos da Disney. Tudo é produzido com material sustentável, algo que, segundo Thayná, é uma das novas metas da organização.
“A gente está tentando cada vez mais atingir todos os pontos do ISD, que também tem muito a ver com o que o mercado pede. Então hoje, 90% dos nossos produtos são confeccionados por uma empresa super parceira chamada Ecosimple, que é a única da América Latina que tem certificação ecológica. A cada metro do tecido, a gente utiliza oito garrafas PET e 500 gramas de resíduo da indústria
têxtil. E toda coleção de acessórios aqui é feita exatamente com esse tecido.”
Para a ONG, poder mostrar o trabalho em uma feira como a D23 é uma oportunidade de expandir sua atuação. “Está sendo maravilhoso estar aqui, porque é uma oportunidade que a gente tem de mostrar o nosso trabalho. É uma oportunidade também de a gente mostrar o nosso alcance, a nossa qualidade. Às vezes a pessoa vem porque acha os produtos muito bacanas. Mas quando conhece a história aí, se encanta mais ainda.”
A D23 Brasil acontece em São Paulo até este domingo (10). Acompanhe a cobertura do Terra.