Emilia Pérez é o filme mais indicado ao Oscar 2025 e se envolveu recentemente em uma polêmica por ter usado inteligência artificial (IA) na voz da atriz Karla Sofía Gascón. Não é de hoje que a utilização dessas tecnologias em filmes causam controversa, mas será que isso pode prejudicar a produção na maior premiação de cinema?
Em Emilia Pérez, a advogada Rita (Zoe Saldaña) trabalha numa firma focada em encobrir crimes ao invés de servir à justiça. Cansada dessa dinâmica e de estar desperdiçando seus talentos, ela se depara um dia com uma proposta indispensável que pode tirá-la dessa vida: ajudar o chefe de um cartel, Juan Del Monte, a se aposentar, sair de seu posto e desaparecer por definitivo. Juan, porém, tem aperfeiçoado esse plano em segredo há anos e envolve não só fugir das autoridades, mas afirmar sua verdadeira identidade: Emilia Pérez (Karla Sofía Gascón). Para isso, contará com a ajuda de Rita em todo esse processo.
Uso de inteligência artificial em Emilia Pérez pode prejudicar o filme no Oscar?
Cyril Holtz, responsável pela mixagem e design de som de Emilia Pérez, revelou em entrevista ao CST (Comissão Técnica Superior de Imagem e Som) que o filme usou IA para clonagem de voz, com o objetivo de aumentar o alcance vocal de Karla Sofía Gascón. Recentemente, essa informação ganho…
Artigo original publicado em AdoroCinema
Emilia Pérez: 5 razões para entender o sucesso do filme cotado para o Oscar 2025
Tanto troféus, quanto polêmicas: Por que Emilia Pérez está sendo considerado ofensivo pelo público?