J.R.R. Tolkien imaginou uma história que mudaria a literatura de fantasia como a conhecemos. A obra do célebre autor britânico inspirou centenas de artistas no mundo da arte, do cinema, da literatura e até mesmo da música.
Em 2001, a jornada épica de Frodo Bolseiro inspiraria Peter Jackson a criar uma trilogia de filmes que viria a ganhar nada menos que 17 prêmios da Academia. Mas não é só isso: sempre nos esquecemos, mas o trabalho de Tolkien também ajudou a criar uma das bandas de rock mais famosas da história. Você sabe qual?
O Led Zeppelin decidiu usar a viagem a Mordor para mesclar rock e fantasia e ajudar a popularizar ainda mais O Senhor dos Anéis. Os temas e personagens de Tolkien influenciaram profundamente os membros da banda de rock, especialmente Robert Plant e Jimmy Page, que acrescentaram referências diretas ao trabalho dele em suas músicas.
A faixa Ramble On homenageia Gollum e Sauron que se escondem em Mordor, onde planejam sequestrar a amada de Plant. "Foi nas profundezas mais sombrias de Mordor que conheci uma linda garota, mas Gollum e o maligno se aproximaram sorrateiramente e a levaram embora", canta Plant na música mencionada acima.
Os fãs têm teorizado sobre os últimos versos ao longo dos anos. Alguns acham que a música é realmente sobre o personagem Aragorn, de Viggo Mortensen. Por outro lado, alguns acreditam que a mús…
O Senhor dos Anéis: Estes personagens podem aparecer no filme de Gollum
O vilão de Missão Impossível 7 teve que ser mudado para evitar comparações com O Senhor dos Anéis