Whoopi Goldberg revelou que escreveu uma carta à autora Alice Walker antes mesmo de ser escalada para o filme A Cor Púrpura (1985), dizendo que aceitaria atuar como sujeira no chão para fazer parte da adaptação. A declaração foi feita durante um episódio recente do programa The View, em que a atriz conversou com Laurence Fishburne, seu colega de elenco no longa.
"Ela escreveu algo, ela disse: 'Atuaria como sujeira no chão'", contou Fishburne.
Goldberg então confirmou: "Escrevi isso em uma carta para a Alice Walker."
A atriz também relatou como conheceu o livro e o impacto que ele teve sobre ela:
"Minha filha e eu estávamos dirigindo nossa van da Volkswagen, e paramos, e eu ia comprar sapatos para ela, e ela me disse: 'Não, mamãe, não compre os sapatos. Vamos comprar o livro'", disse Goldberg.
"E foi assim que lemos."
"Lemos tudo no caminho de casa dentro do carro", continuou. "Escrevi para Alice e disse que atuaria como sujeira no chão. Eu tinha sido convidada para Nova York para fazer meu outro show solo, e ela tinha me escrito para a casa da minha mãe e disse: 'Já falei de você para outras pessoas, moro em Berkeley como você, já te vi'. Foi assim que aconteceu."
Durante a conversa, os dois também relembraram as filmagens no interior da Carolina do Norte:
"Estava quente, estávamos na Carolina do Norte. Muitos insetos", comentou Fishburne.
"MUITOS", reforçou Goldberg.
"Foi um momento milagroso, porque foi uma das primeiras vezes em que me lembro de estar em um filme onde os três protagonistas eram mulheres negras", disse Fishburne.
"Isso foi um grande acontecimento."
Lançado em 1985, A Cor Púrpura contou com Whoopi Goldberg, Oprah Winfrey, Danny Glover e Margaret Avery no elenco. Goldberg foi indicada ao Oscar de Melhor Atriz por seu papel como Celie. A obra ganhou uma nova adaptação cinematográfica em 2023, com Fantasia Barrino, Danielle Brooks, Taraji P. Henson e Colman Domingo. Whoopi participou do remake em uma participação especial como parteira.
O livro de Alice Walker, vencedor do Prêmio Pulitzer, também foi adaptado para a Broadway entre 2005 e 2008, com um revival em 2015 estrelado por Cynthia Erivo e Jennifer Hudson.