A DC e a Warner encontraram um novo Superman em David Corenswet, mas uns anos atrás J. J. Abrams e Ta-Nehisi Coates estavam desenvolvendo uma nova versão do herói clássico, supostamente escalando um ator afro-americano. Seria a primeira vez nos 70 anos de história do Superman que algo assim aconteceria.
Por que Will Smith não se tornou o Superman?
Era 2006 e o mundo não estava preparado para algo assim, acreditava Will Smith, que estava no auge de sua carreira. Ele tinha feito Hitch — Conselheiro Amoroso, À Procura da Felicidade estava nos cinemas e Hancock viria dois anos depois, a trindade do alcance dele como ator: comédia, drama e ação. Não havia ninguém mais completo na época, Will Smith era o rei de Hollywood.
Para o que seria o primeiro filme do Superman desde Superman — O Retorno, a Warner Bros. queria entregar um nome único. Como explicou em uma entrevista de 2008 para a MTV, Will Smith recebeu uma oferta para o papel. A combinação teria sido explosiva: uma das figuras mais antigas e icônicas da cultura pop interpretada pelo maior astro da atualidade.
Hoje, uma escalação desse tipo parece incomum, os dois últimos atores a viverem o Superman, Henry Cavill e Brandon Routh, eram praticamente desconhecidos antes dos filmes. Mas Will Smith recusou não por causa disso, mas porque temia que, como ator afro-americano, pudesse atrair comentários e ataques do público branco dos EUA que ele não desejava.
O roteiro surgiu e eu pensei, 'De jeito nenhum eu vou interpretar o Super…
Nem MIB, nem Independence Day: Maior filme de Will Smith é um dos mais polêmicos de sua carreira
O grande fracasso da carreira do Will Smith ainda o envergonha, mesmo 20 anos depois da estréia