A emissora Showtime está sendo processada por suposto plágio. O motivo? A trama de Yellowjackets.
Apresentado em 14 de novembro no tribunal federal de Nova York, o processo alega que a ideia para a série foi roubada da história do suspense de sobrevivência Eden: Lutar ou Morrer, lançado em 2015 e dirigido por Shyam Madiraju.
A ação de violação de direitos autorais também cita a Lionsgate e os showrunners Ashley Lyle e Bart Nickerson, afirmando que Yellowjackets "pega emprestado muito de Eden a ponto de serem substancialmente semelhantes".
"Comparar o filme com os enredos, cenário, clima, ritmo, histórias, personagens, sequência de eventos, temas e similaridades de cena/diálogo do programa demonstra que as duas obras, na maioria dos aspectos, são idênticas."
Esses elementos substancialmente e surpreendentemente semelhantes deixam poucas dúvidas de que a maioria dos elementos de Yellowjackets são copiados de Eden.
Em Eden: Lutar ou Morrer, uma equipe de futebol americano sofre um acidente de avião e os sobreviventes se perdem em uma ilha deserta. Com as possibilidades de serem resgatados cada vez mais distantes, eles se veem em uma situação extrema, tendo de tomar escolhas difíceis para continuarem vivos.
Enquanto isso, Yellowjackets, lançada em 2015, narra a jornada de um time de futebol feminino que, durante o ensino médio, sobreviveu a um acidente de avião no distante deserto de Ontário. Vinte e cinco anos depois, acompanhamos uma equipe complicada, mas…
Artigo original publicado em AdoroCinema
Não é só canibalismo: Yellowjackets tem cena bizarra de sexo na segunda temporada