Sucesso consolidado nos Estados Unidos, a série 'Yellowstone' exportou seu fenômeno para o Brasil após as três primeiras temporadas estrearem na Netflix. A quinta e última temporada da atração foi dividida em duas partes, e a segunda, ainda inédita, tem passado por bastidores turbulentos que envolvem uma suposta briga e a ausência de um dos personagens mais icônicos da trama.
'Yellowstone' acompanha a família Dutton, proprietária da maior fazenda dos Estados Unidos. Durante a história, o público acompanha as lutas e aspirações em um mundo onde tiroteio, invasão, inundação e segredos "fazem parte de seu cotidiano", segundo a sinopse.
Kevin Costner, que vive o patriarca John Dutton, não estará nos episódios finais da série. Intérprete do personagem central até a parte 1 da 5ª temporada, o ator esteve no meio de uma polêmica e um suposto desentendimento com o criador da série, Taylor Sheridan, e isso teria levado à ruptura entre as duas partes.
Relatos de um conflito entre Sheridan e Costner começaram no início do ano passado, logo após a parte 1 da 5ª temporada ser finalizada. Inicialmente, os rumores afirmavam que Costner teria um tempo de tela reduzido nos últimos episódios, para não entrar em conflitos de agenda com seu novo filme de faroeste, intitulado 'Horizon: An American Saga'.
Poucas semanas após os rumores de que Costner teria participação reduzida no futuro próximo de 'Yellowstone', foi confirmado que a 5ª temporada seria a última, e que uma série derivada já estava em desenvolvimento, com Matthew McConaughey negociando para ser o protagonista. Tudo isso deu um indício forte de que um desentendimento entre o criador e o protagonista seria verídico.
Em setembro, Costner falou pela primeira vez sobre deixar a série. Ele afirmou que chegou a mudar a agenda de filmagens do seu próximo longa para que pudesse acomodar o final de 'Yellowstone', e teria feito esforços para que as negociações com a Paramount avançassem. Na ocasião, muito se falou sobre o desejo do ator de voltar para a conclusão da história, mas que as negociações não teriam sido frutíferas.
Conforme a newsletter Puck News, Costner teria pedido um aumento em seu salário, carga de trabalho reduzida e a autorização para vetar partes do roteiro para aceitar voltar para a parte final. No entanto, o último pedido seria algo inegociável para Sheridan, o que teria travado as conversas.
Mas as coisas podem mudar. Ainda segundo a Puck News, os empresários de Costner ainda estariam tentando negociar e pedir a Sheridan para trazer John Dutton de volta para a conclusão de 'Yellowstone'. O criador, no entanto, estaria bem satisfeito com a forma que está encerrando a série sem o patriarca. As filmagens dos episódios finais devem começar ainda no primeiro semestre deste ano. Portanto, o prazo para a suposta reconciliação é bem curto.
E o spin-off?
Apesar de Matthew McConaughey ter sido anunciado como o suposto protagonista da continuação
, nada está certo neste campo. O ator estaria esperando para ler um roteiro antes de decidir se aceita embarcar no projeto. No entanto, Michelle Pfeiffer já estaria em fases mais avançadas de negociação do contrato para ser a protagonista feminina da história.
Ainda não há informações sobre a história do spin-off, e tudo o que se sabe é que será uma sequência de 'Yellowstone', passando-se após os eventos da série principal.
No momento, o universo Yellowstone já tem duas séries derivadas em andamento, '1883' e '1923', e mais duas em fases de planejamento.