'Zona de Interesse', o título britânico que tem a chance de levar para casa cinco estatuetas neste Oscar 2024, chega em breve aos cinemas brasileiros. Protagonizado pela celebrada atriz alemã Sandra Hüller - a mesma de Anatomia de uma Queda -- o filme escancara os horrores do nazismo a partir de uma perspectiva bem singular.
Adaptado do romance homônimo de Martin Amis de 2014, em Zona de Interesse, Rudolf Höss (Christian Friedel), o comandante de Auschwitz, e sua esposa Hedwig (Sandra Hüller), desfrutam de uma vida aparentemente comum, em uma casa com jardim. Mas, a família feliz vive, na verdade, ao lado do campo de concentração -- entre os gritos abafados de desespero, de um genocídio em curso.
Fugindo do convencional
Para filmar o longa-metragem, o diretor Jonathan Glazer admitiu que pegou emprestadas técnicas de reality shows (via Revista Time). Com uma equipe escondida dos atores e câmeras fixas, espalhadas pela casa -- uma casa real, localizada perto do campo de concentração -- o cineasta criou uma espécie de 'Big Brother'.
Não há nenhuma encenação de fantasia acontecendo. Você está vendo como eles viviam.
Os atores entravam no set e simplesmente agiam normalmente, realizando atividades triviais na casa, enquanto as câmeras registravam tudo. Todavia, o horror está lá. Bem ao lado: "Mesmo que estejamos intimamente na casa deles, não…
Por que a França não escolheu Anatomia de uma Queda como representante no Oscar?