O ator Theodoro Cochrane, filho de Marília Gabriela, revelou ter sido diagnosticado com ciclotimia e depressão, duas doenças psíquicas. Durante conversa com a mãe, no quadro 'De frente com Gabi de novo' no canal do Youtube da apresentadora, ele abriu o jogo sobre a condição.
“Eu sou uma pessoa em constante busca, diagnosticado com distúrbios psíquicos: ciclotimia, depressão. Ciclotimia é uma oscilação de humor, é uma espécie de bipolaridade um pouco light. Eu parei de beber faz uns sete, oito, não, nove, dez meses… Já estou celebrando! Para inclusive saber o que eu tinha, que eu tinha oscilações muito grandes de humor, você deve estar acostumada, né? Lidou com isso algumas vezes…”, contou.
Segundo Theodoro, ele parou de beber a pedido dos médicos, que precisavam diagnosticá-lo sem a influência de susbtâncias tóxicas. "Minha psiquiatra e meu psicólogo falavam que eu tinha que parar de beber. Ficar limpo de tóxicos para saber o quê que eu tinha e descobri, na abstinência, que está me fazendo muito bem, que eu tinha mesmo era depressão, que eu acho que muita gente teve, muita gente tem”, explicou.
O ator chegou a falar sobre a relação com a mãe e a vez em que afirmou que foi 'insuportável ser seu filho', além de falar sobre o sentimento de ter sido 'estragado' pelos pais. "Chega uma hora que eu vou me influenciar nisso, querer ser ator, querer ser diretor, querer trabalhar com as artes, ser sempre uma pessoa comunicativa, ser orador de colégio e ser muito enaltecido por isso, ter uma mãe e um pai que de alguma forma estragaram porque elogiaram muito. A gente acha que a gente é maravilhoso e a gente não é tão maravilhoso assim”, disse o apresentador.
O que é ciclotimia?
A doença a qual o filho de Marília Gabriela foi diagnosticado é chamada distúrbio ciclotímico, um distúrbio de humor raro que causa mudanças emocionais radicais como humor elevado e sintomas de depressão. Essa mudança pode durar poucos dias e é irregular.
A variação de humor na ciclotimia é menos intensa do que na bipolaridade, mas é fundamental que se procure ajuda médica para receber o diagnóstico correto.
Alguns sintomas comuns da doença são euforia, pensamentos descontrolados, otimismo extremo, incapacidade de se concentrar, tristeza profunda, problemas com sono, fadiga e sintomas depressivos. O tratamento para a condição inclui acompanhamento médico constante, psicoterapia e medicamentos.