No último dia 27 de outubro, morreu Mario Segale, aos 84 anos de idade, na cidade de Tukwila, Washington, Estados Unidos. Mas quem foi esse senhor e qual o motivo para ser lembrado aqui no GEEK? Bem, ele foi simplesmente o cara que “emprestou” seu nome para Mario, o grande ícone da Nintendo.
E como, afinal, aconteceu essa história? Bom, ela começa em 1981, quando a Nintendo buscava um lugar para se estabelecer nos Estados Unidos, pois via o mercado de placas de Donkey Kong para arcades crescer de forma quase meteórica. Foi então que ela encontrou esse galpão na região de Washington, que foi construído e era administrado por Mario Segale.
Naquele momento, Shigeru Miyamoto já trabalhava em uma continuação para Donkey Kong, mas queria mudar os nomes originais do protagonista Jumpman e de sua namorada Lady. E foi assim que mestre Miyamoto deicidiu usar o nome Mario no lugar de Jumpman e Pauline (esposa de um funcionário da Nintendo) no lugar de Lady.
Essa história veio a público pela primeira vez em 1993, no livro Game Over, de David Sheff. Porém, por causa de uma grafia errada no livro, por anos os fãs acharam que o nome do “muso inspirador” era “Segali”. O nome correto só foi registrado em obras posteriores.
Mario Segale morreu de causas não divulgadas, deixou esposa, quatro filhos e nove netos.