Advogada de Calabresa em caso de assédio na Globo é cotada a ser 1ª negra no STF

Jurista reconhecida internacionalmente atuou em outro crime contra mulher que teve ampla repercussão na mídia

9 mar 2023 - 06h41
(atualizado às 06h47)

“Uma mulher negra feliz é um ato revolucionário”, postou a advogada e doutora em Direito Soraia Mendes em celebração ao Dia Internacional da Mulher.

A felicidade da criminalista pode ser ainda maior em breve. Ela está em alta nas apostas para uma vaga no Supremo Tribunal Federal.

Publicidade

Especialmente para suceder a ministra Rosa Weber, atual presidente da Corte, que terá de se aposentar compulsoriamente em outubro, quando completará 75 anos.

Caso seja realmente nomeada pelo presidente Lula e aprovada na sabatina no Senado, Dra. Soraia Gama se tornaria a primeira mulher negra – e apenas a quarta representante do sexo feminino, maioria da população – a ocupar uma cadeira no STF.

Criado em 1890, o tribunal teve até hoje três homens declaradamente negros entre seus ministros. O mais recente, Joaquim Barbosa, indicado no primeiro mandato de Lula, atuou de 2003 a 2014.

Soraia Mendes tem obras reconhecidas pela Corte Interamericana de Direitos Humanos. Dedica-se principalmente à criminologia feminista, o estudo dos crimes sem o foco na figura masculina e, ao mesmo tempo, considerando questões de gênero, raciais, sociais e heteronormativas.

Publicidade

Ela foi advogada de Dani Calabresa na denúncia por assédio sexual contra Marcius Melhem quando os dois trabalharam juntos no departamento de humor da Globo.

Na época, em conversas com a imprensa, ela reprovou a estratégia recorrente em casos semelhantes de desacreditar a vítima e até culpabilizá-la pela violência sofrida.

Outro caso famoso com atuação da advogada envolveu a modelo e blogueira Mariana Ferrer. A absolvição do empresário acusado de agressão sexual contra a jovem gerou a tese esdrúxula do ‘estupro culposo’, sem a intenção.

Em redes sociais, Soraia Mendes divulga desde 2021 sua ‘anticandidatura por um STF laico e independente’. Quase 6 mil pessoas ratificaram o abaixo-assinado em apoio à advogada.

Publicidade
A advogada Soraia Mendes usou o caso de Dani Calabresa para divulgar a criminologia feminista na mídia
A advogada Soraia Mendes usou o caso de Dani Calabresa para divulgar a criminologia feminista na mídia
Foto: Fotomontagem: Blog Sala de TV
Blog Sala de TV - Todo o conteúdo (textos, ilustrações, áudios, fotos, gráficos, arquivos etc.) deste blog é de responsabilidade do blogueiro que o assina. A responsabilidade por todos os conteúdos aqui publicados, bem como pela obtenção de todas as autorizações e licenças necessárias, é exclusiva do blogueiro. Qualquer dúvida ou reclamação, favor contatá-lo diretamente no e-mail beniciojeff@gmail.com.
Fique por dentro das principais notícias de Entretenimento
Ativar notificações