O apresentador Paulo Mathias, de 33 anos, desmentiu Antônia Fontenelle, de 50, ao vivo durante o Moning Show de segunda-feira, 14. Ao opinar sobre a investigação das joias envolvendo Jair Bolsonaro (PL), a youtuber criticou uma suposta atitude do atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
"Cadê os contêineres de presentes que o Lula ganhou de chefes de estado mundo afora? Ele prestou contas? Disse onde estão os presentes e o que foi feito com eles?", disse Antônia Fontenelle.
Mathias, por sua vez, interrompeu a youtuber para desmentí-la. "Eu sou obrigado, por uma questão de ética jornalística, a me ater aos fatos", explicou. "As pessoas não entendem quando a gente precisa abordar o fato. O fato, por muitas vezes, incomoda narrativas políticas", completou.
Em seguida, o apresentador citou o posicionamento oficial a respeito dos presentes que Lula recebeu durante suas gestões anteriores, 2003 e 2010.
"Lula devolveu 559 presentes incorporados ao acervo pessoal dele e pagou por itens desaparecidos. Fazendo esse registro aqui porque a gente sempre precisa se ater aos fatos". As informações da nota são do Tribunal de Contas da União, mesmo órgão que investiga o problema de Bolsonaro com as joias.
Até a Jovem Pan foi obrigado a desmentir a Antonia Fontenelle, que estava disseminando uma fake news ao vivo sobre o Lula.
— Tauat Resende (@eutauat) August 14, 2023