Ao lado dos filhos, Caitlyn Jenner se emociona em premiação

Ela recebeu o prêmio Arthur Ashe Courage Award, por prestar um serviço à sociedade

16 jul 2015 - 09h41
(atualizado às 09h52)

Caitlyn Jenner se emocionou e também levou às lágrimas suas filhas famosas e boa parte do auditório da premiação ESPY Awards, na noite da última quarta-feira (15), em Los Angeles, ao receber o reconhecimento do Arthur Ashe Courage Award. O trófeu e a premiação foram criados em 1993 pelo canal de esportes ESPN para homenagear grandes nomes deste meio e, esta categoria especificamente, reconhece personalidades dentro e fora do mundo esportivo que prestam algum tipo de serviço à sociedade. Arthur Ashe era um tenista que se dedicava à causas sociais e este mesmo prêmio já foi entregue a Nelson Mandela. Os dados são do site inglês Daily Mail.

Siga Terra Diversão no Twitter

Publicidade
Foto: Getty Images

Com Ben Affleck, Britney Spears, Jake Gyllenhaal, Vince Vaughn e Halle Berry na plateia, Caitlyn subiu no palco usando um vestido branco longo de cintura marcada do Atelier Versace, foi ovacionada pelo público e chorou ao agradecer o apoio da mãe, da irmã e de seus filhos durante o processo de troca de sexo. "Meu maior medo ao ser Caitlyn Jenner é que eu nunca quis magoar ninguém além de mim, principalmente minha família e meus filhos. Por isso, sou muito muito grato por ter vocês na minha vida. Obrigada", disse aos filhos na plateia: Kim, Kourtney e Khloe Kardashian, enteadas de Caitlyn, e Kylie, Kendall, Brody e Brandon, filhos de seus três casamentos. Apenas Rob Kardashian não esteve na premiação. 

Caitlyn recebeu o prêmio das mãos de Abby Wambach, também uma medalhista olímpica e que acabou de vencer a Copa do Mundo de futebol feminino pelos Estados Unidos. Vale lembrar que Caitlyn é a nova identidade de Bruce Jenner, ex-atleta americano que levou a medalha de ouro no decathlon na Olimpíada de 1976, aos 26 anos, no Canadá. Na época, ele foi ovacionado e se tornou um herói nacional e símbolo do nacionalismo americano.

Foto: Getty Images

Após vários boatos, Caitlyn assumiu a mudança de gênero ao público em abril durante entrevista à apresentadora Diane Sawyer, a quem também agradeceu. "Esta transição foi mais difícil pra mim do que eu podia imaginar. Transgêneros merecem uma coisa vital. Eles merecem nosso respeito", disse. Ela pediu ainda compaixão especialmente com os mais jovens que têm dúvidas em relação ao seu gênero.

Foto: Getty Images

Durante o discurso, Caitlyn - que após se aposentar das competições como atleta fazia palestras motivacionais pelos Estados Unidos - reconheceu outros transgenêros famosos e pediu apoio aos atletas e militares que estão na mesma situação. "Nós já percorremos um longo caminho, mas ainda temos muito trabalho a fazer". 

Publicidade

Bem-humorada, ela ainda brincou: "escolher esta roupa. Ok, meninas, eu entendi. Tem que pensar ainda nos sapatos, cabelos, maquiagem. Tem todo um processo e é cansativo".

Foto: Getty Images

Apesar dos filhos e de três casamentos, as dúvidas em relação ao gênero atormentavam Caitlyn desde a adolescência. Ela considerou a transição no fim dos anos 1980, mas abandonou a ideia por causa da preocupação com a família. A decisão foi novamente tomada em 2013, quando chegou ao fim o casamento com Kris Jenner. Na época, todo o processo era mantido em segredo, até ela ser fotografada em 2014 após a cirurgia para diminuir o pomo de Adão. "Imediatamente soude que aquilo me destruiria", disse.

Kim Kardashian postou no Instagram foto dos filhos nos bastidores da premiação
Foto: @kimkardashian / Instagram / Reprodução
Fonte: Terra
Fique por dentro das principais notícias de Entretenimento
Ativar notificações