O artista brasileiro Romero Britto, que mora em Miami e cujos desenhos já foram usados por marcas como Coca-Cola, Disney e Mattel, abriu uma ação contra a Apple, alegando que a gigante da tecnologia copiou suas típicas figuras alegres e coloridas em uma recente campanha publicitária.
O processo, aberto em 6 de abril no distrito Sul do Estado da Flórida, argumenta que a Apple e a empresa de design responsável imitaram o estilo de Britto na campanha “Crie Algo Novo”.
A campanha da Apple mostra uma mão nas cores do arco-íris emitindo de seus dedos uma fumaça multicolorida. A imagem foi estampada no site da companhia e distribuída para lojas revendedoras em todo o mundo, de acordo com a ação.
"Deparei-me com elas em Las Vegas no fim de janeiro e logo em seguida na China, três semanas depois", disse o advogado de Britto, Robert Zarco.
A ação exige que a Apple e a empresa de design Craig & Karl interrompam de imediato o uso de tais imagens.
"O estilo inconfundível da arte (de Britto) se tornou tão famoso e onipresente que constitui uma marca distintiva, que identifica um estilo de vida muito cobiçado", diz o texto da ação.
Embora o valor de uma indenização ainda não tenha sido estabelecido, Zarco acrescentou que "o montante vai estar na casa dos milhões de dólares".
Porta-vozes da Apple e da Craig & Karl – composta pelos designers Craig Redman, de Nova York, e Karl Maier, de Londres - não puderam ser localizados para comentar o caso.
Britto nasceu em 1963 em Pernambuco, emigrando em seguida para Miami com sua família. Em 1993, ele abriu sua principal galeria em Miami Beach.
(Por Zachary Fagenson)