Internada desde o dia 11 de fevereiro com problemas renais, Paulinha Abelha, vocalista da banda Calcinha Preta, morreu nesta quinta-feira, 23, em Aracaju, às 19h26, em decorrência de um quadro de comprometimento multissistêmico, de acordo com a nota divulgada pela assessoria do Hospital Primavera.
A cantora necessitou da internação após sentir dores ao chegar de uma turnê com a banda, em São Paulo. Dias depois, o quadro evoluiu para um coma profundo.
Nas últimas 24 horas, segundo as informações da instituição, Paulinha apresentou agravamento de lesões neurológicas. A morte encefálica foi confirmada após exames clínicos.
Carreira
Nascida em Simão Dias, interior de Sergipe, Paula de Menezes Nascimento Leça Viana começou a carreira musical na banda Panela de Barro, onde fez dupla com o cantor Daniel Diau.
Os dois voltaram a cantar no Calcinha Preta, que ainda conta com Silvânia Aquino e Bell Oliver. Ao todo, a artista gravou 21 CDs e três DVDs.
Entre os principais sucessos interpretados pela cantora estão: "Você Não Vale Nada", "Furunfa", "Baby dool", "Louca por ti", "Sonho Lindo", "Armadilha", "Paulinha" e "Ainda te amo".
Velório
Em comunicado publicado nas redes sociais, a equipe de Paulinha informou que a artista terá dois velórios. Confira:
Homenagens
Nas redes sociais, amigos, fãs e familiares lamentaram a morte da artista. "Meu Deus, não consigo acreditar", afirmou Gretchen em seu Instagram. "Deus te quis pertinho dele para acalentar o céu com tua voz. Você nunca será esquecida", completou.
"Que sua passagem seja de muita luz e que todos aqueles que te amam sejam confortados por Deus. Meus sentimentos à família, fãs e amigos", disse Wesley Safadão.
Que sua passagem seja de muita luz Paulinha, e que todos aqueles que te amam sejam confortados por Deus. Meus sentimentos a família, fãs e amigos! 🤍 pic.twitter.com/E8Qhf9uX9w
— Wesley Safadão (@WesleySafadao) February 23, 2022
"Nosso forró sente hoje uma grande perda com o passamento da cantora Paulinha Abelha, um dos grandes nomes da lendária banda Calcinha Preta", publicou o presidente Jair Bolsonaro.
- Nosso forró sente hoje uma grande perda com o passamento da cantora Paulinha Abelha, um dos grandes nomes da lendária banda Calcinha Preta. Nossos votos de pesar e solidariedade aos familiares, amigos e fãs da cantora. Que Deus conforte o coração de todos com seu infinito amor!
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) February 24, 2022
"Paulinha é referência de diva pop para nós, nordestinos. Um dia triste para nosso forró. Meus sentimentos à família e aos amigos. Muita luz para nossa abelinha", afirmou a ex-BBB Elana.
Tive a honra de recentemente conhece pessoalmente esse ser humano incrível. Paulinha é referência de Diva Pop para nós nordestinos. Um dia triste pro nosso forró! Meus sentimentos à família e amigos. Muita luz para a nossa Abelinha! #Luto 🙏🏻🐝 💔 pic.twitter.com/spkasCOsSh
— E L A N A ☀️ (@ElanaValenaria) February 23, 2022
"Paulinha Abelha marcou gerações, inclusive a minha, e é com a sua música e carisma que sempre será lembrada. Meus sentimentos aos familiares, fãs e amigos. Descanse em paz, Paulinha", resumiu a ex-BBB Juliette.
Meu Nordeste está em luto pois uma das maiores vozes do forró nos deixou hoje. Paulinha Abelha marcou gerações, inclusive a minha, e é com a sua música e carisma que sempre será lembrada. Meus sentimentos aos familiares, fãs e amigos. Descanse em paz, Paulinha.
— Juliette (@juliette) February 23, 2022
"Impossível acreditar nisso! Paulinha é eterna em minha vida, no meu coração e na memória de todos os brasileiros. Obrigado rainha, você fez história e jamais será esquecida", publicou Ed Gama que também compartilhou uma homenagem em seu perfil.