O ator e humorista Welder Rodrigues, conhecido por seus papéis na TV Globo, enfrentou recentemente um grande susto em dose dupla. Após passar por uma cirurgia no coração, o artista também foi diagnosticado com diabetes. Durante um bate-papo com Renata Capucci no Fantástico deste domingo (10/11), Welder fez um alerta importante e compartilhou atualizações sobre sua saúde.
Descoberta inesperada
Ele descreveu como a descoberta foi inesperada: "Foi uma sequência de sortes, né? Eu estava sentindo uma dor muscular, embaixo da costela, do lado esquerdo. Fui ao médico, fiz uma tomografia e aí [ouvi]: 'O seu coração está entupido.'" O cardiologista Rizek Hajjar explicou a gravidade da situação: "As obstruções que ele tinha chegavam a 60% e 80% da luz da artéria [por onde o sangue passa]. O risco maior era de infarto grave, uma situação mais complexa e parada cardíaca mesmo."
Após ser submetido a uma cirurgia de revascularização, Welder revelou que já está se recuperando em casa. Apesar do susto, o diagnóstico precoce e o tratamento bem-sucedido trouxeram alívio e esperança ao humorista. Ele reforçou a importância de estar atento aos sinais do corpo e buscar ajuda médica rapidamente.
Novo diagnóstico
Além do problema cardíaco, Welder também recebeu o diagnóstico de diabetes, o que exigiu novos cuidados e mudanças em sua rotina. "Do lado do meu computador, tinha um pote de jujuba. Eu sentia dormência nas extremidades. Todo mundo sabe o que faz bem e o que faz mal! É só a gente parar e pensar no que está comendo. Eu recalculei a rota com certeza! Cheguei em casa no dia que fiquei sabendo que estava com diabetes, fui ao armário das guloseimas e fiz um ritual do lixo. Fiz o acordo de que o açúcar parou."
Welder Rodrigues, que interpretou o carismático Sabá Bodó na novela Mar do Sertão, já enfrentou outros desafios de saúde anteriormente, incluindo o uso de uma prótese na perna devido a um tumor no fêmur e um derrame sofrido em 1996.
Ator se mantém confiante
Mesmo diante das adversidades, Welder mantém uma atitude positiva e confiante: "Estou obedecendo ao corpo e doido para pisar no palco. Mas, como particularmente faço um trabalho muito corporal em cena, estou esperando o corpo ficar 100%. Fazer a fisioterapia é importantíssimo! Às vezes você pensa: 'Isso aqui não é nada', mas está mudando muito. Uma levantada de perna e um exercício de respiração são muito importantes."
Ele ainda reforçou o papel do otimismo na recuperação: "Óbvio que problemas no coração são complicados, mas você divulgar de uma forma leve ajuda, inclusive, quem está passando pelo mesmo momento: 'Vai dar tudo certo! Confie na ciência!' A sua cabeça é muito importante durante o processo, e vamos juntos."