Ator de "That '70s Show" é considerado culpado e pode pegar 30 anos de prisão por estupro

31 mai 2023 - 19h55
(atualizado às 20h07)
Foto: Divulgação/Netflix / Pipoca Moderna

O ator Danny Masterson, conhecido como o ranzinza Steven Hyde na sitcom "That '70s Show", foi considerado culpado na maioria das três acusações de estupro apresentadas contra ele num tribunal de Los Angeles. Após o veredito, a juíza Charlaine Olemdo considerou risco em fuga e fez o ator ser algemado e levado sob custódia nesta quarta-feira (31/5).

Este foi o segundo julgamento do caso, após o primeiro ser anulado por falta de unanimidade sobre o veredito. Desta vez, porém, Danny Masterson foi considerado culpado de "estupro forçado" de duas das vítimas identificadas como Jane Does, Jen B e NT. No entanto, após mais de uma semana de deliberações, o júri permaneceu em impasse sobre a terceira acusação, envolvendo Jane Doe #3, também conhecida como Christina B.

Publicidade

A próxima audiência sobre moções do caso foi marcada para 4 de agosto, mas ainda não foi marcada uma audiência de sentença. Se pegar pena máxima, Masterson enfrentará até 30 anos de prisão pelas duas acusações de que foi considerado culpado.

Masterson ficou sentado sem expressão enquanto os vereditos eram lidos. Segundo informações do Deadline, sua esposa, Bijou Phillips, chorou no tribunal, enquanto familiares e membros da equipe jurídica também ficaram visivelmente abalados. Após a prisão de Masterson, seus ente queridos permaneceram no tribunal em estado de choque.

As acusações de agressão sexual se tornaram públicas em 2017. Na época, Masterson se declarou inocente e afirmou que as relações foram consensuais. Apesar disso, a Netflix demitiu o ator da série "The Ranch", que ele estrelava ao lado do ator Ashton Kutcher - que também foi seu colega de elenco em "That '70s Show".

Publicidade

Danny Masterson ainda foi o único ator do núcleo central de "That '70s Show" que não foi convidado a repetir seu papel na continuação "That '90s Show", lançada em janeiro na Netflix.

Naquele mês, Ashton Kutcher se pronunciou sobre as acusações do ex-colega em entrevista à revista americana Esquire em janeiro deste ano. "Sinto muito por qualquer um que se sinta violado de alguma forma", disse Kutcher, que é conhecido por participar de iniciativas contra abuso infantil e tráfico sexual.

Além do Masterson, a Igreja da Cientologia também desempenhou um papel importante no julgamento. As três acusadoras são ex-cientologistas que afirmam ter sido ameaçadas de excomunhão se fossem à polícia para denunciar seus estupros contra o ator, membro destacado da seita.

Em 2004, uma das acusadoras escreveu uma carta ao chefe de justiça internacional da igreja pedindo permissão para denunciar Masterson. Ela disse ter sido encaminhada para um "curso" sobre "pessoas repressivas", instruída a não usar a palavra "estupro" e a omitir referências a Masterson, sendo ameaçada com uma arma.

Publicidade

Esta acusadora acabou concordando em fechar um acordo de confidencialidade de US$ 400 mil, o que a impediu de falar sobre o estupro. Mas foi abordada pela polícia em 2016 e acabou abrindo um processo civil contra o ator, em busca de indenização. Este processo corre em paralelo às queixas criminais.

Pipoca Moderna
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se