Atriz, bailarina e produtora cultural, Rita Malot recorreu a uma vaquinha on-line para levantar fundos para o tratamento de um sério problema de saúde. “Tive um câncer na mama esquerda em 2017 e agora estou acometida novamente de um câncer na mama direita”, contou no Facebook.
A luta pela vida coincide com um momento delicado da carreira profissional. Ela deixou São Paulo para fundar o restaurante e centro de artes ‘Casa da Atriz’, em Aiuruoca, no interior de Minas Gerais. Investiu suas economias no projeto e, pelo que relata, ainda não teve retorno financeiro.
“Todos esses acontecimentos me levaram a uma falência e consequentemente a uma depressão profunda, emagreci 15 quilos e perdi minhas forças frente a tantas dificuldades e obstáculos que encontrei nesse percurso”, afirma.
“Consegui finalmente depois de alguns meses, marcar minha cirurgia pelo SUS no Hospital da Mulher em São Paulo para o dia 04 de dezembro e preciso muito de ajuda para cobrir todos esses custos com minha estadia, remédios, alimentação e translados para o hospital diariamente por cerca de 01 a 02 meses para radioterapia, quimioterapia e tudo o que envolve um tratamento de câncer.”
O apelo surtiu efeito. A meta de R$ 12 mil foi superada com a participação de 51 doadores na plataforma Vakinha. Ainda é possível fazer parte da campanha. Rita Malot postou um vídeo em reação à ajuda. “Agradecer as contribuições da vaquinha, a amizade, as mensagens de carinho, o amor que tenho recebido de todos.”
A atriz possui amplo currículo no teatro, na teledramaturgia e na publicidade em TV. Na Globo, atuou nas novelas ‘Vale Tudo,’ (interpretou Marieta, funcionária da revista 'Tomorrow'), ‘Top Model’ e ‘Felicidade’ e nas séries ‘AEIO Urca’ e ‘As Five’. Ela está confiante na vitória contra o câncer. “Tô de pé”, avisa. “Fé em Deus e pé na tábua, como dizia minha mãe.”