A atriz mexicana Marcela Alcázar Rodríguez, morreu aos 33 anos após participar de um ritual em Durango, no México, envolvendo o kambô, substância extraída da rã amazônica.
O líquido em questão, que é conhecido como "vacina do sapo", é aplicado em queimaduras na pele durante cerimônias. O ritual promete benefícios físicos e espirituais. A morte aconteceu em 1º de dezembro, enquanto Marcela participava de um retiro para obter um diploma de formação como curandeira.
De acordo com os relatos, a atriz começou a se sentir mal após o início do ritual. Ela teve vômitos e diarreia. Apesar de pedir ajuda médica, testemunhas afirmam que ela não teve permissão para sair imediatamente do local.
Um amigo de Marcela teria levado ela ao hospital, porém, a atriz não resistiu e acabou falecendo. Autoridades de Durango iniciaram uma investigação para apurar as circunstâncias da morte e procuram Jonathan Fernando Durán, o pajé responsável pelo ritual. Mas, ele está foragido.
Marcela era famosa por suas atuações em curtas-metragens, séries e filmes gravados em Durango. A associação cinematográfica da região lamentou a sua morte. A Mapache Films, produtora da qual fazia parte, também se manifestou sobre o ocorrido. "Nos despedimos de nossa colega e amiga Marcela Alcázar, enviando forças à sua família e amigos", disse a produtora em comunicado oficial.