Famosa no Brasil pela atuação nas novelas 'Negócio da China' e 'Aquele Beijo', e no seriado 'Brasil a Bordo', Maria Vieira é uma celebridade controversa em Portugal.
A militância mingou os convites para trabalhar na TV. "Me sinto discriminada e acho que essa discriminação é por demais evidente tendo em conta que após me ter assumido publicamente como uma mulher e uma atriz conservadora e de direita", disse ao Sala de TV em janeiro de 2022.
Crítica incontrolável, Maria usa suas redes sociais para atacar a esquerda, pautas progressistas e a mídia tradicional.
No domingo (18), ela foi ao Facebook, após 30 dias bloqueada por quebrar regras da plataforma, para comentar sobre o mais importante evento do futebol.
"E volto para falar, inevitavelmente, da conquista do Campeonato do Mundo pela Argentina e da brilhante prestação daquele que é, definitivamente, o Melhor Jogador de Futebol do Mundo — Lionel Messi — o mágico que, ao lado de Pelé e de Maradona, forma a trilogia do mais puro talento futebolístico de todos os tempos", escreveu.
Na sequência, a atriz portuguesa disparou contra o conterrâneo e maior ídolo de seu País.
"Por várias vezes e numa altura em que ninguém o podia afirmar em Portugal, sob pena de ofender, agitar e revoltar a multidão de ‘ronaldetes’ que idolatra o valor, a determinação e a competência do Cristiano Ronaldo, mas que insiste em varrer para debaixo do tapete o seu narcisismo, o seu exibicionismo e a sua arrogância, eu disse que o Messi era o Melhor do Mundo (até porque foi ele o jogador que mais vezes ganhou o troféu relativo a esse título)..."
Em junho, Maria Vieira fez um desabafo na internet: afirmou ter sido tirada do elenco de ‘Travessia’ por motivação ideológica.
"... alguém trabalhou nos bastidores para me impedir de integrar o elenco da novela da Gloria Perez", postou, citando a autora vista como bolsonarista sigilosa.
"Sou uma atriz conservadora, de direita e apoiadora do presidente Jair Bolsonaro. Acredito que esses teriam sido os motivos pelos quais fui afastada..."
Comenta-se na Globo que Maria Vieira foi barrada por não ter tomado vacina contra a covid, mesma razão que fez Elizângela também perder um papel na novela das 21h.
O canal SIC, parceiro da emissora carioca em Portugal, indicou outra atriz, Noemia Costa, para o papel de Inácia, a empregada da casa de Moretti (Rodrigo Lombardi) em Lisboa.