“Seu casamento acabou pela diferença de idade?”, “Se sente solitária?”, “Quando vai namorar novamente?”, “Prefere homens mais novos como seu ex-marido?”
Estas perguntas são onipresentes em toda entrevista concedida por Sofia Vergara, 51 anos, a atriz colombiana-americana alçada à fama na série ‘Modern Family’, disponível no Star+, e agora protagonista de ‘Griselda’, da Netflix.
Em julho de 2023, ela anunciou a separação do ator Joe Manganiello, 47. A artista falou abertamente a respeito do fim do relacionamento de uma década. “Meu casamento acabou porque meu marido era mais jovem, queria ter filhos e eu não queria ser uma mãe idosa”, disse.
“Acho que não é justo com o bebê. Respeito quem faz isso, mas isso não é mais para mim”, afirmou. “Estou pronta para ser avó, não mãe outra vez.” Sofia tem um filho, Manolo, de 32 anos, do primeiro casamento.
Parte numerosa do público e da imprensa considera inadmissível uma mulher famosa, bela e rica se manter solteira. Segundo esse julgamento predominante, a atriz precisaria ter urgência em arrumar um companheiro.
“Por se tratar de uma celebridade, as pessoas fazem projeções maciças de como acreditam que ela deveria viver a vida, o que fariam se tivessem os privilégios de beleza e dinheiro que ela tem. E ficar só é algo impensável”, explica a psicóloga Tatiana Paranaguá, professora da Casa do Saber.
“A vida amorosa ocupa lugar de primazia no imaginário coletivo. No geral, as pessoas buscam de forma nem sempre adequada alguém apenas para estancar as carências emocionais, e muitas vezes não dá certo.”
Para a especialista, ninguém deveria ter pressa em começar novo relacionamento após um término recente. “O público acredita que uma pessoa como Sofia já tem alguém em vista, ou deveria ter, pois é o que muita gente faria, para ‘tapar um buraco’ ao invés de ter atitude reflexiva a respeito do casamento que acabou.”
Para euforia dos fofoqueiros de plantão, Sofia Vergara está ‘conhecendo melhor’ um cirurgião ortopédico chamado Justin Saliman, de 49 anos. Apesar da insistência da mídia, a atriz ainda não assumiu o namoro publicamente.
No Brasil, várias famosas experimentaram essa desagradável pressão após o fim de um casamento longo. Sob vigilância constante após o ponto final na união com William Bonner, Fátima Bernardes foi fotografada por um paparazzi logo na primeira vez que saiu à noite com Túlio Gadêlha.
Eles estavam em um restaurante quando a apresentadora recebeu no celular a mensagem de uma amiga avisando sobre sites que já noticiavam o encontro. Por sorte, a invasão de privacidade não atrapalhou o início do flerte. Estão juntos há 7 anos.
Enquanto as mulheres artistas são vistas como ‘encalhadas’ ao ficar solteiras após os 50 anos, e recebem cobrança para arrumar um homem o mais rápido possível, as celebridades masculinas continuam a desfrutar da benevolência machista. A sociedade evoluiu, mas nem tanto.