O moçambicano José Castelo Branco, de 61 anos, foi preso na manhã de terça-feira (7), perto de Lisboa, após denúncia de violência doméstica contra sua mulher, a joalheira milionária Betty Grafstein, 95.
A greve de funcionários do Judiciário de Portugal impediu o depoimento. Ele permaneceu encarcerado. A empresária está internada com hematomas e fraturas supostamente causadas por maus-tratos. O marido nega tê-la agredido.
O caso mobilizou a imprensa lusa. José Castelo Branco se define como ‘personalidade de TV, modelo e curador de arte’. Possui aparência feminina, mas se declara homem cis e hétero. “Sou feliz assim”, diz ao ser questionado sobre sua androginia. Tem um filho, de casamento anterior, e uma neta.
Em 2004, ele venceu o reality show ‘Quinta das Celebridades’, uma espécie de ‘A Fazenda’ do canal TVI. O ator brasileiro Alexandre Frota conquistou o 2º lugar. Os dois ficaram amigos no confinamento.
José e Betty estão casados desde 1996. Formam a dupla mais excêntrica da alta sociedade e do universo artístico de seu país. A diferença de idade (34 anos), o abismo de patrimônio entre eles e o visual do influenciador sempre provocaram olhares, fofocas, ironias e críticas.
Quando as suspeitas de violência doméstica começaram a gerar manchetes na mídia, Castelo Branco passou a ser pressionado. Semanas atrás, quando um estranho o acusou de bater na mulher idosa, ele saiu no tapa no meio do restaurante Põe-te na Bicha, em Lisboa. (No português local, bicha significa fila.)
Nos últimos dias, surgiram depoimentos de pessoas que teriam ouvido da própria Betty Grafstein alguns relatos sobre recorrentes agressões e também pedidos de socorro. Segundo o jornal ‘Público’, a denúncia de violência doméstica ao Ministério Público foi feita pela direção do hospital onde a joalheira está internada.