Solange Knowles é um bom exemplo de artistas que carregam o peso de levar o sobrenome de uma grande estrela. Cantora desde os 9 anos, Knowles, que completa 28 anos nesta terça-feira (24), já mostrou ter talento em discos carregados de influências da era Motown da música negra, mas a sombra gigantesca de Beyoncé foi grande obstáculo para que sua carreira fosse reconhecida.
Filha de negros americanos, tem sangue acadiano (da região de Acádia, próximo ao Canadá) e temperamento forte. Sempre esteve voltada para a carreira artística, como toda a família. Foi prematura em quase tudo na vida, desde o início dos estudos em música (aos 3 anos), até casamento e maternidade. Casou com Daniel Smith aos 18 anos, e teve seu primeiro filho com a mesma idade. O relacionamento durou até 2007. Ou seja, com 21 anos, Solange já era uma mulher divorciada.
Na música, começou a compor aos 13 anos e teve sua estreia aos 16, quando chegou até a fazer participações esporádicas em músicas do grupo Destiny's Child, de sua irmã mais velha. Mas o destaque veio tarde. Seu primeiro grande sucesso foi o álbum Sol-Angel and the Hadley St. Dreams (2008), quando chegou a colocar algumas canções nas paradas de sucesso da Billboard. Antes, porém, já aparecia em outro cenário, o da filmografia. Seu maior sucesso foi As Férias da Família Johnson (2006), onde interpreta uma adolescente filha de pais separados.
Relação de cumplicidade com a irmã desde sempre
Beyoncé sempre esteve por perto para Solange. Mais velha e mais famosa, a diva pop foi quem permitiu, afinal, que a irmã surgisse para a mídia ao participar do Destiny's Child. Além disso, Beyoncé frequentemente conta com a colaboração da irmã para composições de novas músicas.
Mesmo assim, as duas sempre fizeram questão de deixar claro suas diferenças que, segundo elas, são gigantescas. Solange gosta de lembrar que o estilo de sua irmã é outro, pensado de outra maneira, para um outro tipo de público. Mas a sombra é sempre forte.
Mas nem tudo são flores na família. O recente caso da briga envolvendo Solange e Jay-Z deixou evidente o lado temperamental da jovem cantora, que partiu para cima do cunhado sem pudores. Os dois, no entanto, fizeram as pazes e garantiram que tudo não passou de um mal entedido comum em qualquer família.
Assim, Solange Knowles segue buscando destaque pelo que faz em cima dos palcos, tentando não se ofuscar à sombra de Beyoncé.