Caso Iza expõe a compra e venda de informações comprometedoras de famosos 

Balcão de negócios onde se produz manchetes escandalosas para atrair audiência acontece longe do olhar do público

11 jul 2024 - 07h28

Dinheiro gera dinheiro. Uma notícia bombástica em um site ou perfil de rede social pode resultar em milhões de acessos e, consequentemente, impulsionar os ganhos com publicidade associada à matéria. 

Por isso, é mais comum do que se imagina a compra de ‘furos’, ou seja, as notícias exclusivas, geralmente sobre a vida amorosa e sexual de artistas e subcelebridades. Ao comunicar ter sido traída, Iza disse que a informação havia sido oferecida a um profissional de imprensa por R$ 30 mil. 

Publicidade

Logo alguns portais revelaram o nome e algumas fotos da suposta pivô da separação da cantora, grávida de seis meses, e do jogador de futebol Yuri Lima. A artista deu a entender que tomou a iniciativa de gravar o vídeo para não permitir que a algoz conseguisse lucrar com a situação. 

Quem ofereceu as provas da traição demonstra estar fora da realidade ao pedir quantia tão alta. Para efeito comparativo, o jornalista Leo Dias revelou no podcast ‘Vi na Vivi’, de Vivi Mascaro, que pagou 2 mil dólares (cerca de R$ 9 mil na cotação de setembro de 2023) pelo vídeo do flagra de Neymar acompanhado de mulheres em boate de Barcelona, quando ele ainda estava comprometido com Bruna Biancardi. 

O jornalismo profissional impõe a regra de jamais se pagar a informantes e entrevistados. Na prática, alguns veículos especializados na cobertura da intimidade de figuras midiáticas driblam esse código de ética em nome das metas de audiência. 

Existe o movimento contrário: gente desesperada por 15 minutos de fama que tenta comprar espaço para se promover. Não confundir este perfil com os clientes que contratam assessores de imprensa a fim de conseguir notas e matérias sem pagar nada aos repórteres e colunistas. 

Publicidade

Ainda em relação a Iza, importante ressaltar a dignidade de sua postura no pronunciamento. Ela teve a grandeza de mostrar preocupação com os pais do agora ex e conduziu o relato de maneira a evitar um escândalo. 

No lugar dela, certos famosos aproveitariam para fazer sensacionalismo na intenção de ganhar mais visibilidade e seguidores. Neste meio, há quem tente usufruir financeiramente até da própria desgraça.

A cantora Iza jogou luz sobre a prática de se oferecer material escandaloso à imprensa em troca de dinheiro
A cantora Iza jogou luz sobre a prática de se oferecer material escandaloso à imprensa em troca de dinheiro
Foto: Reprodução
Blog Sala de TV - Todo o conteúdo (textos, ilustrações, áudios, fotos, gráficos, arquivos etc.) deste blog é de responsabilidade do blogueiro que o assina. A responsabilidade por todos os conteúdos aqui publicados, bem como pela obtenção de todas as autorizações e licenças necessárias, é exclusiva do blogueiro. Qualquer dúvida ou reclamação, favor contatá-lo diretamente no e-mail beniciojeff@gmail.com.
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se