Imagens da atriz Cássia Kis aplaudindo uma manifestação golpista contra a democracia no Rio de Janeiro e orando com militantes antidemocráticos viralizaram nas redes sociais nesta quarta-feira (2/11).
Depois de criar polêmica com declarações homofóbicas, a bolsonarista de 64 anos participou de manifestação em frente ao Comando Militar do Rio, onde foi aclamada, entre faixas pedindo um golpe militar. Os protestos que estão bloqueando rodovias por todo o país atacam a democracia por não aceitarem o resultado legítimo das eleições do último domingo (30/11), que definiu Luiz Inácio Lula da Silva como novo presidente do Brasil.
O vídeo em que ela aparece rezando ajoelhada, atrapalhando a via pública, ganhou comparações nas redes sociais com cenas idênticas da Marcha da Família com Deus pela Liberdade, em apoio ao golpe militar de 1964.
Alinhada ao extremismo de direita, a artista tem proferido discursos fundamentalistas e messiânicos, repletos de fake news e ataques contra os direitos LGBTQIAP+. Antes das eleições, ela chegou a profetizar que o Brasil ia "derramar sangue" se Lula vencesse.
No ar na novela "Travessia", a atriz não teria mais clima para conviver com os colegas nos bastidores e, segundo diversas fontes, estaria vetada em programas de entrevistas e variedades da Globo, numa operação para evitar novas declarações polêmicas. Seu encontro com golpistas mostra que ela não busca reconciliação e sim o embate.
Por conta disso, haveria um movimento para que sua personagem fosse suprimida da novela de Gloria Perez, que amarga baixa audiência no horário nobre da emissora.
Uma decisão neste sentido, inclusive, já pode ter sido tomada nos bastidores. A própria atriz sugeriu que algo aconteceu, ao dizer ao programa "Fofocalizando", do SBT, na segunda (31/10), que "na próxima semana, certamente você saberá, e não será por mim".
É absurdo que a Globo tenha uma atriz na novela das 9 que vai a uma passeata pedindo golpe após o pleito eleitoral. pic.twitter.com/seN0fzZkfg
— Tauat Resende (@heytauat) November 2, 2022
🚨BRASIL: Cássia Kis, atriz da TV Globo, em manifestações antidemocráticas de apoiadores de Jair Bolsonaro.
— CHOQUEI (@choquei) November 2, 2022
A Cássia Kis ajoelhada com o rosário lembra essa mulher da "Marcha da Família, com Deus, pela Liberdade" em apoio ao golpe de 1964 pic.twitter.com/jiiWxi1bvm
— Carlos Fico (@CarlosFico1) November 2, 2022