A jornalista e escritora Claudia Matarazzo, especialista em etiqueta e comportamento, fez uma postagem para homenagear Fernanda Britto, também expert nos bons modos, vítima de complicações de acidente vascular cerebral. Ela tinha 64 anos.
“Fernanda se foi e deixou um imenso legado - além de órfãos uma legião de seguidores, amigos e alunos impactados positivamente pelo seu espírito e humor, pela sua sabedoria e resiliência e pela sua imensa alegria de viver!”, escreveu.
“Fica uma lacuna imensa mas também fica seu exemplo inspirador de generosidade e excelência.” As duas apareceram juntas em alguns vídeos e pretendiam ampliar a parceria nas redes sociais. “... fizemos vários projetos e gravações sempre pensando em viajar ensinando. Não deu tempo...”
Dias atrás, Claudia Matarazzo foi covardemente atacada por seguidores que cobravam notícias diárias sobre o estado de Fernanda. Com a elegância de sempre, ela explicou que não queria expôr a colega nem tinha acesso privilegiado a informações do hospital.
Após longa carreira assessorando autoridades em recepções no Rio, Fernanda Britto estreou nas plataformas digitais em agosto de 2022. O jeito calmo de ensinar a evitar gafes e o bom humor para criticar absurdos (como cobrar pix de convidados de festa) a tornaram famosa. Seus perfis no TikTok e Instagram somam 3 milhões de seguidores.
Separada e sem filhos, ela havia sobrevivido a sérios problemas de saúde. Submeteu-se a transplantes de rins e pâncreas. Teve o AVC no final de novembro, quando participava de um evento em Curitiba (PR). Dias depois, foi transferida para um hospital do Rio, onde chegou a interagir com membros de sua equipe de redes sociais até que a piora no quadro clínico resultou em sua morte.