Pouco tempo atrás, este colunista andava pela Avenida Paulista quando viu Fabio Arruda em um stand de acessórios para celular no Market Paulista, uma galeria popular. A princípio, houve estranhamento. O que um homem tão chique fazia num lugar frequentado por quem busca artigos baratos?
Logo me dei conta de que aquela situação representava bem a personalidade do consultor de etiqueta: ele gostava de frequentar todos os mundos, das festas luxuosas da alta sociedade ao camelô de bairro. Divertia-se com a diversidade. Apesar de sofisticado, era um homem sem frescura.
A notícia de sua morte, aos 54 anos, encerra precocemente uma trajetória pitoresca na televisão. Ele trabalhou em várias emissoras, como Record, TV Gazeta e RedeTV. Teve quadros onde ensinava etiqueta do dia a dia e ajudava pessoas a organizar a vida.
Já bastante conhecido, participou da 1ª edição de ‘A Fazenda’, em 2009, e voltou em ‘A Fazenda: A Nova Chance’, oito anos depois. Nunca chegou perto da vitória, mas rendeu cortes engraçados e um meme politicamente incorreto (“Demente”).
O começo da fama aconteceu ao ser entrevistado pela imprensa para comentar a organização do casamento de sua prima, a atriz Patrícia de Sabrit, com o cantor Fábio Jr., em janeiro de 2001. A festa no Jockey Clube de São Paulo teve cenário cinematográfico. A união durou apenas seis meses.
Nos últimos tempos, ele comandava seu próprio programa na internet, o Pod Arruda. Fabio deixa como lição a importância de ser educado com todas as pessoas e, se possível, elegante ao se vestir, além de evitar a todo custo a ostentação cafona.
Nos derradeiros posts no Instagram, o consultor fez um alerta sobre o valor da prevenção neste Setembro Vermelho, mês de conscientização para os cuidados com a saúde cardíaca e a prevenção das doenças cardiovasculares.
Foi em um check-up que ele descobriu a obstrução de 90% de uma artéria, segundo contou em vídeo. A cirurgia ocorreu conforme o previsto. Pouco depois de voltar para casa, no bairro dos Jardins, ele foi encontrado sem vida. Discreto sobre a vida íntima, era solteiro e não teve filho.