O sonho de toda influencer é participar de uma Semana de Moda. Não como mera espectadora, e sim nos tapetes vermelhos, na plateia de VIPs dos desfiles, nos showrooms e nas festas das marcas.
Isabela Simões está entre as privilegiadas com acesso especial a esse universo seletivo. No início de março, ela esteve na Paris Fashion Week, um dos mais importantes eventos do calendário fashion.
A jovem celebridade das redes sociais relata ao Sala de TV – com fotos exclusivas – o que viveu na recente maratona na capital europeia da Alta Costura. Há muito glamour, mas também investimento pesado e corre-corre.
Sempre sonhou trabalhar com moda?
Meu interesse começou quando eu ainda era criança. Organizava desfiles com retalhos que encontrava na casa da minha avó. Ela costurava muito bem e mantinha materiais guardados em um baú. Amava aquela brincadeira de criar looks. Sonhava em ser cantora também.
Quando se deu conta de que era uma influenciadora?
No Facebook, as pessoas começaram a reproduzir as minhas fotos. Sempre gostei de fazer fotos diferentes e criativas, e os seguidores gostavam de acompanhar e se inspiravam nelas. A partir daí, surgiram as parcerias e os trabalhos remunerados.
Como é a preparação para a maratona de uma Semana de Moda?
É árdua e trabalhosa. Geralmente, viaja comigo uma equipe de três pessoas: um fotógrafo, um assessor pessoal e um stylist. Sempre contrato um motorista local para facilitar a locomoção. Levo em média 30 looks e faço fitting (provas de peças a convite das marcas). Participar de uma Semana de Moda exige um gasto mínimo de 70k, é um investimento alto.
Como é a agenda de um dia no evento?
Logo cedo, meu stylist já me leva um café forte sem açúcar para acordar bem (risos). Aí preparo a make e o cabelo, que devem combinar com o conceito do look que usarei no desfile. Já deixo tudo organizado no dia anterior. Entre um desfile e outro, às vezes, é necessário se trocar no carro, onde eu monto um verdadeiro QG, com tudo o que poderei precisar. Por ter vários compromissos no mesmo dia, tento trocar de roupa e mudar o penteado.
Qual seu recorde de desfiles em uma temporada em uma cidade?
Em média, vou a 23 desfiles a cada Semana de Moda. Já fui a seis em um único dia! São tantos que acabo perdendo a conta (risos).
Como avalia a Paris Fashion Week? É sua Semana de Moda preferida?
A Paris Fashion Week é um show de beleza, a começar pela Torre Eiffel, cartão postal da cidade e sempre encantadora. Amo todas as Semanas de Moda, cada uma tem o seu diferencial. Só esse ano participei da New York FW, Milão FW e Paris FW.
Faz compras a partir do que vê nos desfiles?
Mais importante do que seguir tendências, é buscar se sentir bem e ter autoaceitação. A partir disso, vestir o que realmente combina com o seu estilo. Além de assistir aos desfiles, eu frequento os showrooms das marcas para estar sempre antenada.
Como se sente ao ficar diante do batalhão de fotógrafos e cinegrafistas e do público à espera dos VIPs?
Me sinto lisonjeada em fazer parte disso tudo. Estar com grandes nomes da moda e das artes me mostra que estou no caminho certo.
Quais celebridades conheceu em desfiles? Conversou com alguma?
Fiz amizade com o Giancarlo Giammetti, cofundador da Valentino, uma das marcas que eu mais consumo. Conheci a influenciadora alemã Leonie Hanne, uma importante referência na moda. Encontrei também com David Beckham, Victoria Beckham, Carolina Herrera, Giorgio Armani, Camila Coelho, Camille Razat (a Camille de ‘Emily em Paris’), entre outros.
Quais suas marcas e estilistas preferidos?
Minha marca preferida é a Chanel, pois admiro muito a história da fundadora e amo as peças. Meus estilistas preferidos são Coco Chanel, Valentino Garavani e o brasileiro Reinaldo Lourenço.
Qual sonho quer realizar como influenciadora?
Estou com um grande projeto de escrever um livro e lançar produtos de maquiagem criados a partir do que mais uso e gosto.
Qual marca ou estilista escolheria para criar seu vestido de noiva?
A designer americana Vera Wang, com certeza.