Em 2020, quando a Globo decidiu retomar as gravações de ‘Salve-se Quem Puder’ após arrefecimento da pandemia de covid-19, o ator português José Condessa não retornou às gravações da novela das 19h interrompida por meses.
Ele havia voltado a Lisboa, onde gravava ‘Bem Me Quer’ no canal TVI. Na imprensa, falou-se em abandono e falta de profissionalismo. Na verdade, a emissora carioca sabia desse compromisso.
Apesar de tentativas, não houve solução para o conflito de agendas: o personagem Juan saiu da trama e Rodrigo Simas (Téo) foi escalado para substituir sua função romântica.
Condessa emendou outros trabalhos em seu país. Em 2023, o Brasil voltou a cruzar seu caminho. Ele passou algumas semanas no litoral da Bahia para rodar cenas da novela ‘Cacau’, parcialmente ambientada em uma fazenda cacaueira da região. O artista aproveitou as horas livres em passeios e banhos de mar. Poucos meses depois, celebrou o Réveillon no Rio.
Nas redes sociais, o galã manifestou seu amor pelo país. “Há um vazio grande quando saímos do Brasil, principalmente porque ele não sai de nós. Nem nós queremos que ele saia”, postou. “Não sei se noutra vida tive a sorte de viver mais o Brasil, mas sei que nesta continuo apaixonado.”
No fim de julho, ele terminou as gravações da segunda temporada de ‘Rabo de Peixe’, série original portuguesa da Netflix. As paisagens dos Açores serviram de cenário para o roteiro sobre um jovem pescador envolvido numa enrascada.
Com 27 anos e dez de carreira, José Condessa é um dos atores mais solicitados para papéis de protagonista na teledramaturgia portuguesa. Ao deixar ‘Salve-se Quem Puder’ a contragosto, ele demonstrou a vontade de voltar a atuar na Globo. Merece ter mais sorte da próxima vez.