Como Fátima Bernardes descobriu o câncer? Apresentadora revela detalhes do diagnóstico

Fátima Bernardes revela como descobriu o câncer no endométrio durante exames de rotina e compartilha detalhes do diagnóstico; confira

26 mar 2025 - 11h39
Como Fátima Bernardes descobriu o câncer? Apresentadora revela detalhes do diagnóstico
Como Fátima Bernardes descobriu o câncer? Apresentadora revela detalhes do diagnóstico
Foto: Reprodução/ Instagram / Contigo

Em dezembro de 2020, Fátima Bernardes foi diagnosticada com câncer no endométrio, a parede que reveste o útero. A apresentadora compartilhou detalhes da descoberta do diagnótico na estreia do podcast da cantora Luiza Possi.

Fátima contou que não tinha sintomas e estava apenas realizando exames preventivos. "Eu não podia imaginar. Eu não estava investigando nada. Eu estava fazendo os exames de rotina", disse a jornalista.

Publicidade

A descoberta ocorreu durante uma consulta à sua ginecologista, quando, por coincidência, sua filha Beatriz também estava no consultório. "Tem umas coisas, né? Nesse dia, a minha filha, a Beatriz... Nós temos a mesma ginecologista. Ela estava vindo da casa do William [Bonner, ex da jornalista e pai dos seus trigêmeos], tinha dormido lá acho que duas noites e falei: 'ah, Bia, vou encontrar com você embaixo na doutora Helena que a gente toma um café'. Ela falou: 'tá bom'. Eu já tinha ido à médica naquele período próximo. Só que eu subi com ela, fiquei do lado de fora, e minha médica me olhou e falou assim: 'fez a ultrassonografia?'. Falei assim: 'vou fazer'. Eu estava fazendo uma reposição hormonal e ela estava achando que o meu endométrio estava um pouco espesso. ", contou Fátima

Após a ultrassonografia, Fátima voltou ao consultório para realizar o exame. Ela descreveu a experiência, dizendo: "Fiz no consultório. É um exame bem chato e eu tive todos os problemas que pode ter, é a tal da crise vagal, eu tive desmaio, calafrio, taquicardia. ".

O médico que a atendeu, após realizar o exame, notou algo suspeito e decidiu pedir uma biópsia: "Esse médico falou: 'você tem o útero introvertido, e não estou vendo uma áreazinha aqui, eu estou vendo que você está com todos os sintomas e vou fazer uma biópsia aqui porque essa área está muito difícil de ver'."

Fátima também relembrou a ligação da médica, que mudou o tom de comunicação: "Ela normalmente, quando eu fazia os exames, recebia tudo, ela me ligava sempre e dizia assim... Deixava um recado para mim: 'Fátima, recebi. Está tudo ótimo. Quando puder me liga'. Nesse dia ela falou assim: 'Fátima, quando puder me liga'. Eu já sabia que tinha alguma coisa", revelou a apresentadora.

Publicidade

O namorado, Túlio Gadêlha, de 37, estava no Rio de Janeiro com ela. "Foi uma semana em que ele pôde ir comigo. Em três dias eu tive o diagnóstico... Olha aí a questão das oportunidades e das diferenças, né? Em quatro dias eu estava operando e tirando o problema, né", contou.

Contigo
Fique por dentro das principais notícias de Entretenimento
Ativar notificações