Na quarta-feira (21), no intervalo do ‘Jornal Nacional’, estreou o comercial do Itaú protagonizado por Madonna. Ela também assinou a direção artística. O filme foi gravado ao longo de sete horas na madrugada de 19 de novembro do ano passado, durante a passagem da ‘Celebration Tour’ pela França.
A locação escolhida foi o Palais Garnier, sede da Ópera Nacional de Paris, uma obra-prima da arquitetura neobarroca. A inauguração aconteceu em 1875, após 14 anos de construção com uma série de interrupções por diversos problemas, inclusive a Guerra Franco-Prussiana.
Monumental e luxuoso, o palácio inspirou o romance ‘O Fantasma da Ópera’, escrito por Gaston Leroux em 1909 e que inspirou o roteiro da minissérie homônima exibida na extinta TV Manchete em 1991.
Madonna aproveitou a escadaria principal do edifício para fazer a entrada triunfal que abre o comercial. Aparece caminhando pelo Gran Salon (grande salão) e dança diante da escultura em bronze da sacerdotisa Pítia, de Apolo, deus da mitologia greco-romana.
O deslumbre do prédio serviu de inspiração para o projeto do teatro municipal do Rio, da autoria do engenheiro civil Francisco de Oliveira Passos, inaugurado em 1909, e também o do municipal de São Paulo, desenhado pelos arquitetos Ramos de Azevedo, Claudio Rossi e Domiziano Rossi, que abriu as portas em 1911.
A Ópera de Paris pode ser visitada fora dos horários de concertos. O ingresso para turistas custa 15 euros, equivalentes a R$ 80,00. Há muita procura o ano todo. Deve ficar ainda mais concorrido com os fãs brasileiros de Madonna querendo fazer selfies nos mesmos ângulos em que a rainha do pop aparece no comercial.