O custo da coroação do rei Charles III, que vai acontecer neste sábado, 6, na Abadia de Westminster, é tema de muita especulação. Mas, na verdade, o valor exato da cerimônia ainda não foi confirmado.
Em conversa com a Marie Claire, a especialista Victoria Arbiter diz que é improvável que divulguem o custo exato até o próximo ano. Afinal, eles devem anunciar o valor junto com a publicação das finanças da família real. No entanto, o Arbiter observa que certamente a segurança será a despesa mais significativa. Afinal, teremos a presença de segurança necessária para proteger não apenas a família real, mas também o público.
Embora alguns especialistas tenham projetado um gasto total de aproximadamente £100 milhões (cerca de R$ 628 milhões), Kinsey Schofield, apresentadora do podcast "To Di for Daily" acredita que o rei teria reduzido os custos — algo que ele faz sempre que possível.
Caso o valor seja similar ao especulado pelos especialistas, a cerimônia de coroação do Rei Charles III custará o dobro da cerimônia da Rainha Elizabeth II. Na época, a monarca gastou o que seria cerca de £50 milhões (aproximadamente R$ 313 milhões) na moeda atual.
À medida que a coroação se aproxima, fica claro que o custo do evento permanece uma incógnita. No entanto, também é evidente que a cerimônia reunirá pessoas do mundo todo para celebrar o polêmico novo rei.