David Lynch, diretor de 'Twin Peaks' e 'Cidade dos Sonhos', morre aos 78 anos

O diretor, famoso por seu estilo surrealista, sofria com um enfisema pulmonar em decorrência do vício em cigarro

16 jan 2025 - 15h45
O diretor David Lynch morreu aos 78 anos
O diretor David Lynch morreu aos 78 anos
Foto: Ernesto S. Ruscio/GettyImages

O diretor e roteirista David Lynch morreu aos 78 anos, segundo foi anunciado em seu perfil oficial no Facebook, nesta quinta-feira, 16. Lynch sofria de um enfisema pulmonar, que foi revelado ao público pelo próprio diretor no ano passado.

"Tem um grande buraco no mundo agora que ele não está mais conosco. Mas, como ele diria: 'Mantenha os olhos no donut e não no buraco'", diz o comunicado da família.

Publicidade

Lynch ficou conhecido por adotar um estilo surrealista em seus filmes e séries. Dentre suas produções mais famosas estão a série de TV Twin Peaks, sucesso dos anos 1990, e os filmes Veludo Azul (1986), O Homem Elefante (1980) e Cidades dos Sonhos (2001), pelos quais foi indicado ao Oscar de Melhor Direção. Ele também dirigiu a primeira versão de Duna de 1984.

O diretor não chegou a ganhar a premiação por nenhum de seus filmes em específico, mas levando em conta o conjunto de sua obra, foi contemplado com o Oscar Honorário em 2020.

Em entrevistas sobre o enfisema pulmonar, David Lynch nunca escondeu quem era o vilão: o cigarro. Ele contou à revista People que começou a fumar ainda criança, aos 8 anos de idade. A saúde ficou debilitada, o que levou o diretor a precisar do auxílio de oxigênio em seu último ano de vida.

Fonte: Redação Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se