“Você comeu o suficiente pelos próximos 3 anos com antecedência", disse a uma paciente o Dr. Younan Nowzaradan, mais conhecido como Dr. Now do reality show ‘Quilos Mortais’, exibido na Record e em plataformas de streaming.
O cirurgião bariátrico iraniano naturalizado norte-americano não tem papas na língua ao criticar homens e mulheres por descumprir a dieta. Suas frases cortantes, com humor involuntário, geram memes.
Nas redes sociais, uma figurinha com a imagem dele é usada para fiscalizar pessoas anônimas e famosas com sobrepeso que postam vídeos. Há, sem dúvida, gordofobia disfarçada.
Radicado em Houston, no Texas, Dr. Now completou 80 anos. Com cabelos tingidos de preto, uma barriguinha indisfarçável e o jeito vagaroso de andar, continuar a atender pessoas que chegam a pesar mais de 300 quilos. Ele fez mais de 2.000 cirurgias para colocação de balão gástrico ou remoção de parte do estômago.
Produzido desde 2012, o ‘Quilos Mortais’ já teve 12 temporadas com 145 episódios. O programa exige longo tempo de produção, já que acompanha vários meses – até mais de 1 ano, em alguns casos – da vida de pacientes em luta para perder peso antes de se submeter à bariátrica.
Dezessete pessoas morreram durante ou após as gravações. Algumas com menos de 30 anos. O reality show expõe a obesidade sem nenhuma romantização. Há momentos engraçados, porém, a mensagem transmitida não foge da realidade: recupere sua saúde senão vai morrer.
Um dos diretores da atração original do canal TLC é Jonathan Nowzaradan, filho do médico. Ele criou o formato após se impressionar com os relatos feitos pelo pai a respeito dos pacientes mais graves. A parceria tem sido rentável: o patrimônio do cirurgião aumentou bastante com o salário do programa, os direitos sobre a exibição em outros Países e uma loja on-line de produtos com a imagem do simpático cirurgião.
Segundo sites de monitoramento de fortuna de celebridades, Dr. Now possui patrimônio de 6 milhões de dólares, equivalente a R$ 34,5 milhões. Nada mal a quem chegou nos Estados Unidos no início da década de 1970 com pouco dinheiro no bolso e sem falar inglês fluente. O sonho de se destacar na medicina não só virou realidade como acabou gerando um sucesso na TV.