Amancio Ortega, o discreto bilionário espanhol de 88 anos, é uma das figuras mais influentes e enigmáticas do mundo dos negócios. Fundador da Inditex, o maior grupo de fast fashion do planeta, Ortega transformou a Zara em um império global — e agora, com um patrimônio estimado em US$ 116,5 bilhões (segundo o ranking em tempo real da Forbes de 19 de março de 2025), ele se consolida como o segundo homem mais rico da Europa.
Mas Ortega não é apenas um magnata do setor têxtil. Nos últimos anos, ele vem se destacando também no ramo imobiliário e, mais recentemente, chamou atenção ao se posicionar em uma disputa indireta com Elon Musk, o homem mais rico do mundo desde maio de 2024 segundo a revista Forbes. Sem medo de riscos, Ortega investiu pesadamente em infraestrutura tecnológica e no setor de energia renovável, setores estratégicos que Musk também domina, o que levantou especulações sobre uma possível rivalidade entre os dois bilionários.
Nascido em Busdongo de Arbas, na Espanha, em 1936, Ortega veio de origem humilde. Filho de um ferroviário, largou os estudos aos 13 anos para ajudar a família. Começou como office boy em uma loja de roupas na cidade de Corunha, e foi ali que ele teve o primeiro contato com o mundo da moda. Em 1963, fundou a GOA Confecciones, focada em roupões azul e rosa (ousado, hein?). O nome "GOA" era uma referência às iniciais de seu nome (Ortega Amancio) invertidas.
Doze anos depois, veio a virada de chave com a primeira loja da ...
Matérias relacionadas
Saiba a medida drástica que Sônia Bridi tomou com medo de nova violência do ex-genro, Rafael Cardoso