Famosos lamentam morte de Gal Costa: "Perda irreparável"

Cantora morreu nesta quinta-feira, 9, aos 77 anos

9 nov 2022 - 11h50
(atualizado às 19h37)
Gal Costa: relembre momentos marcantes da artista
Video Player

A cantora Gal Costa morreu nesta quinta-feira, 9, aos 77 anos. De acordo com informações da assessoria, ela sofreu um infato e não resistiu. Várias celebridades utilizaram as redes sociais para lamentar a perda da artista, grande nome da MPB.

O roteirista e humorista Antonio Tabet escreveu: "A brilhante Gal Costa morreu. Outra perda irreparável para a nossa cultura."

Publicidade

Gilberto Gil, grande amigo de Gal Costa, foi um dos primeiros a prestar a sua homenagem e se referiu a Gal como 'irmã': "Muito triste e impactado com a morte de minha irmã gaúcha Gal Costa."

Gal Costa faleceu aos 77 anos
Gal Costa faleceu aos 77 anos
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

Apresentadora do Mais Você, Ana Maria Braga também demonstrou o seu carinho por Gal: "Enquanto a gente tava aqui conversando, eu recebi uma notícia muito triste. Morreu hoje uma das maiores cantoras brasileiras, a nossa querida e talentosa Gal Costa, aos 77 anos."

Apoiadora declarada de Luiz Inácio Lula da Silva, Gal também foi homenageada pelo PT:  "O Partido dos Trabalhadores sente imensamente a perda da grandiosa Gal Costa. O Brasil e o mundo sentirão falta da voz poderosa, sua presença na cultura mundial jamais será esquecida. Nossos mais profundos sentimentos à família, amigos e fãs da Gal. Gal Costa, Presente!." 

Em sua conta no Twitter, Lula chamou Gal de uma das maiores cantoras do mundo. "Gal Costa foi das maiores cantoras do mundo, das nossas principais artistas a levar o nome e os sons do Brasil para todo o planeta. Seu talento, técnica e ousadia enriqueceu e renovou nossa cultura, embalou e marcou a vida de milhões de brasileiros", escreveu.

Publicidade
Gal Costa sobre a censura: "É preciso estar atento e forte"
Video Player

O cantor Carlinhos Brown, que compôs 'Zanzando', no álbum Plural, de Gal Costa, de 1990, também homenageou a artista nas redes sociais. "O canto de Gal é cura, mas também é curadoria de toda a expressão da música popular brasileira. Seu repertório consistente é também uma enciclopédia de ensinamentos sobre a poética e como aplica-la ao canto e aos ouvidos das famílias de todo mundo".

Brown também exaltou a importância de Gal para a Tropicália e a MPB. "Vale a pena lembrar que Gal é o sustentáculo da voz do Tropicalismo. Ela deu voz a um momento difícil da nossa cultura enquanto seus irmão estavam exilados. Ela protagonizou e incentivou um líder social como Wally Salomão estar entre nós. A Tropicalista Doce Bárbara Gal Costa tatuou com suavidade sua voz em nossas almas. Voz essa que é urgentemente identificável. Há muitos belos cantos do mundo, mas ela vem na mente e habita em um lugar da gente que é só dela".

"Nos pegou de surpresa, mas como diz seu verso: “é preciso estar atento e forte, não temos tempo de temer a morte.” Ela arrasou, ela é “mizeravona” como dizemos aqui para os grandes. Não aceitamos este passar tão repentino, e tanto não aceitamos que é o eco da eternidade que escutamos agora. Viva a Gal Costa. Muito obrigado por tudo. Que Oyá acolha o canto da sua mãe Yemanjá", finaliza Brown. 

Veja as manifestações:

Fonte: Redação Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se