Indicada a Melhor Atriz no Oscar por sua atuação no filme Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles, Fernanda Torres não assistiu ao vivo sua nomeação à maior premiação do cinema. É que a artista tinha o receio que decepcionar os brasileiros caso seu nome não estivesse entre as concorrentes.
Em entrevista ao GloboNews após a confirmação, a atriz explicou o motivo de não ter registrado sua reação, assim como fez sua mãe, Fernanda Montenegro, ao ser indicada em 1999. "Eu não tava na frente da televisão, nem morta", começou.
"Acordei com aquela angústia, porque eram duas alternativas: uma era não ser indicada e ficar assim 'Será que vai ficar aquele sentimento de morreu na praia'… Queria dar essa alegria, né, não só pelo filme, mas pela Eunice Paiva, por mim, por tudo", explicou Fernanda Torres.
"Então, tinha o medo de não ser nomeada e ficar esse sentimento, e o outro era o medo de ser nomeada e eu sei o trabalho que vem pela frente agora, então, resolvi não assistir. Tinham pedido 'Filma a reação dela'… Eu não tava nem na frente, tava no meu quarto, o Andrucha [Waddington, seu marido] e o Joaquim [seu filho] lá embaixo, e me falaram 'Nanda, rolou'", acrescentou.
A artista também falou sobre a importância das nomeações, já que o longa também concorre nas categorias de Melhor Filme e Melhor Filme Internacional. "Um filme falado em português, vocês não têm ideia do que é isso. O Walter [Salles] merece muito isso, a família Paiva merece muito. A Eunice Paiva, ela quem está movendo esse filme", finaliza Fernanda Torres.
Fernanda Torres NÃO assistiu as indicações ao #OSCARs . Não há nada mais Fernanda Torres que isso. 🗣️
— BCharts (@bchartsnet) January 23, 2025
Tio de Fernanda Torres previu indicação ao Oscar
Fernanda Torres acaba de ser indicada ao Oscar como Melhor Atriz, mas uma pessoa já havia cravado sua indicação há 27 anos. Em 1989, durante uma participação no programa Roda Viva, da TV Cultura, a atriz contou que seu tio, Paulo, sinalizou que gostaria de vê-la um dia na premiação. Na ocasião, a artista ainda riu e disse que nunca aconteceria.
"Quando eu ganhei Cannes primeiro, lá na Tijuca, o meu tio Paulo virou para mim... Eu acho que ele nem sabia direito onde era Cannes. Ele falou para mim: 'Quero te ver um dia no Oscar'. E eu olhei para ele e eu falei: 'Nossa, o tio Paulo não tem ideia da ralação que é e da sorte que é chegar até aqui. O Oscar não vai rolar nunca", contou a artista.