Pioneira no cicloativismo no Brasil, a fotógrafa e videorrepórter Renata Falzoni conquistou uma cadeira na Câmara Municipal de São Paulo. Candidata pelo PSB, teve 30.206 votos.
Formada em Arquitetura e Urbanismo pelo Mackenzie, ela começou a trabalhar no jornalismo no final da década de 1970. Passou por ‘Folha de S. Paulo’, ‘IstoÉ’, ‘Playboy’, ‘Placar’ e outras revistas.
Foi precursora no Brasil da videorreportagem, quando o profissional faz sozinho as funções de repórter e cinegrafista. Especializou-se no registro de eventos esportivos e de aventura. Trabalhou na ESPN e TV Gazeta.
Falzoni se tornou ativista do uso da bicicleta para locomoção na cidade. Criou o Night Biker's, grupo de pedalada nas noites paulistanas. Com projetos na área, candidatou-se à vereadora em SP em 1996 e 2020, não se elegeu. Conseguiu a suplência como deputada estadual em 2022.
Hoje, aos 71 anos, ela comanda o portal Bike é Legal, com notícias e dicas sobre ciclismo, mobilidade e cicloturismo. Uma das lembranças de sua longa carreira na imprensa é a cobertura da 1ª edição do Rock in Rio, em 1985.
“Uma cena que nunca saiu da minha cabeça foi o show do Queen. Tenho algumas lembranças curiosas também. Como ter sido a única a fotografar o momento em que o Angus Young, do AC/DC, decidiu abaixar as calças no fundo do palco. E teve também Rod Stewart, Rita Lee, James Taylor, Nina Hagen e tantos mais”, recordou em post no Instagram.