Na última quinta-feira (13), Viih Tube e Eliezer anunciaram que Lua, a primeira filha do casal, nasceu. Aliás, de acordo com os ex-BBBs, a bebê nasceu durante o domingo de Páscoa, no dia 9 de abril, pesando 3,555 kg e com 49cm.
Poucos momentos após seu nascimento, Lua Di Felice passou por uma cirurgia conhecida como frenectomia. O procedimento consiste no corte da membrana embaixo da língua do bebê (também conhecida como freio). Entretanto, a operação divide opinião entre os médicos brasileiros.
Desde 2014, a frequência da cirurgia vem aumentando. Isso porque o Ministério da Saúde tornou obrigatório o "teste da linguinha" entre recém-nascidos. O exame é feito nos primeiros dias de vida do bebê e pode diagnosticar precocemente a língua presa.
Entretanto, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) é oficialmente contra a obrigatoriedade do exame. A justificativa seria de que o procedimento incentivaria muitas cirurgias desnecessárias. Além disso, em diversos casos é possível corrigir o defeito com ajustes na amamentação.
Bebês como Lua, que sofrem do problema, têm o freio mais curto do que o normal. Isso restringe o movimento da língua e atrapalha a amamentação. De acordo com a médica odontopediatra da IGM odontopediatria Dra. Ilana Marques, o defeito pode ocorrer no freio labial ou lingual.
"No caso de freio labial, a frenectomia é necessária quando provoca espaçamento entre os dentes centrais (chamado diastema), quando dificulta a higiene destes dentes centrais ou quando provoca falta de selamento labial causando uma respiração bucal", explica.
Já no caso do freio lingual, ela é necessária quando a língua apresenta uma anquiloglossia (língua presa). "Pode provocar desmame precoce em bebês pela dificuldade de mamar, além disso, engasgos, excesso de baba, respiração bucal e alimentação seletiva", aponta a especialista.
Esse texto foi publicado originalmente por Saúde em Dia, parceiro de Todateen pela Astral Digital.